Continua depois da publicidade
A procissão em homenagem à Padroeira de Santos, Nossa Senhora do Monte Serrat, está na fase de preparativos para a realização na terça-feira. Porém, a programação destaca, já na segunda- feira, a partir das 20h, em palco armado no topo do Monte Serrat, show do cantor Dunga, da comunidade Canção Nova.
Na terça, a agenda religiosa tem início às 7h, com missa celebrada na Catedral Nossa Senhora do Rosário (Praça José Bonifácio s/n°, Centro Histórico), pelo padre Castilho. Às 8h ocorre missa solene com o bispo emérito dom Jacyr F. Braido. A missa campal começa às 9h30, em palco montado em frente à Catedral, presidida pelo bispo diocesano, dom Tarcísio Scaramussa.
Procissão
Na sequência, tem início a procissão, que conduz a imagem da Padroeira até o Paço Municipal, onde é realizada a Renovação da Consagração da Cidade a Nossa Senhora do Monte Serrat, e posteriormente, de volta ao Santuário, no topo do Monte Serrat.
Continua depois da publicidade
A recepção à imagem no monte traz apresentações culturais. Às 19h tem dança espanhola e, em seguida, show do grupo de samba Algo Mais. Uma quermesse é realizada a partir das 20h.
Santuário também recebe missas na terça-feira. A primeira começa às 9h, celebrada pelo padre Valdeci. Às 16h ocorre missa campal presidida por dom Tarcísio Scaramussa. Já às 19h, encerrando as festividades, é realizada missa solene com o padre José Myalil Paul, pároco do Santuário.
Continua depois da publicidade
Saúde
Um posto médico avançado será montado na Praça José Bonifácio, das 7h30 até o fim da missa campal. Haverá viatura de suporte avançado, com médico, enfermeiro e condutor socorrista, além de duas viaturas de suporte básico. Ambas acompanham a procissão. Outra de suporte básico se deslocará para o sopé do Monte Serrat, onde permanece até o término do evento. Quatro equipes de maqueiros serão dispostas nos nichos 3, 6, 9 e 12, para prestar atendimento aos romeiros que fizerem a subida das escadarias das 7h às 19h.
No alto do monte, ao lado da saída do bonde, será montado posto médico até o término do evento. Haverá estandes com informações sobre dengue e controle de zoonoses, no sopé do morro, próximo à Fonte do Itororó, das 9h às 14h.
Continua depois da publicidade
Segurança Cerca de 50 guardas municipais ficarão responsáveis pelo patrulhamento preventivo durante a missa campal e a procissão. Os GMs também auxiliarão na orientação e informação dos participantes do evento.
Continua depois da publicidade