Linha Santos-Juquiá ligava o Porto ao Vale do Ribeira passando por Itanhaém e Peruíbe / Márcio Ribeiro/DL
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Os planos de estender o sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até Praia Grande ainda são mantidos pelo prefeito Alberto Mourão (MDB), que deve ser reunir com governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para tratar sobre o assunto.
Para o chefe do Executivo de Praia Grande, a expansão do modal iria beneficiar mais de 70 mil usuários da cidade e também iria atender a demanda dos municípios do Litoral Sul - Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Atualmente, o VLT circula entre as cidades de Santos e São Vicente e atende cerca de 25 mil passageiros diariamente.
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Seguindo o projeto estimado pela Prefeitura de Praia Grande, o VLT na Cidade teria aproximadamente 25km, partindo da Ponte dos Barreiros, em São Vicente, até a divisa com Mongaguá.
Dentro do projeto, também há previsto a construção de um viaduto exclusivo de 400 metros, que conectaria o sistema a uma área utilizada por muitos anos para o cultivo de chuchus. A partir desse ponto, o percurso seguiria por 3.280 metros até o bairro Tude Bastos. Depois, o VLT acompanharia o traçado da Via Expressa Sul até a Curva do S, passando a utilizar a faixa de domínio da antiga Ferrovia Santos-Juquiá, com Jardim Solemar como destino final.
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"Trazer o VLT para Praia Grande é mais do que uma meta de governo, é um passo crucial para modernizar o transporte público da cidade, facilitar o deslocamento dos moradores e reduzir o tempo de viagem entre os municípios da Baixada Santista. Para isso, é essencial que ampliemos as tratativas e debates com o Governo Estadual, de modo a viabilizar a execução deste projeto tão aguardado.", falou o prefeito Mourão à coluna Contraponto do Diário do Litoral.
A ferrovia Santos-Juquiá também faz parte dos planos do Governo de São Paulo para a implantação de uma ligação ferroviária entre São Paulo e Santos: o Trem Intercidades – Eixo Sul.
O governo estadual estuda três possíveis rotas para a descida da serra nesta possível linha de trem: via Paranapiacaba, via Parelheiros ou via Rodovia dos Imigrantes. As duas últimas opções preveem a conexão da serra com Mongaguá e o uso da ferrovia analisada pelo prefeito como alternativa para o VLT.
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Um acordo entre o Governo de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi firmado para a realização de estudos que definirão os traçados de dois eixos do Trem InterCidades: o eixo Leste e o eixo Sul. O eixo Leste conectará São Paulo a São José dos Campos.
Segundo o governador Tarcísio de Freitas, a escolha do melhor traçado irá depender do custa da implantação e do tempo de viagem de cada opção.
Anteriormente chamada de Ramal de Juquiá. a linha Santos-Juquiá é uma ferrovia paulista que conecta o Porto de Santos à cidade de Juquiá, passando pelos municípios de Itanhaém e Peruíbe.
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Em 1986, a Fepasa expandiu a ferrovia com a construção da Extensão Juquiá-Cajati, acrescentando 70 quilômetros ao trajeto e estendendo a linha até Cajati, passando por Registro. A ferrovia transportou passageiros até a década de 1990 e cargas até o ano de 2002.