Continua depois da publicidade
No fim de semana, Santos vai comemorar o dia 7 de setembro e o Dia de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da Cidade. No sábado (7), na orla da praia, o Desfile Cívico terá a participação de 26 escolas da Cidade, além de autoridades locais. No domingo (8), haverá a Festa da Padroeira com muitas atrações para a população.
No ano de comemoração aos 250 anos do nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva, a programação do feriado do Dia da Independência do Brasil será especial. Vai começar às 9 horas com o desfile Cívico, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, entre os canais 5 e 6.
Os primeiros a desfilar serão os alunos de 23 escolas municipais e mais três estaduais, além do Lar das Moças Cegas e do Educandário Santista, seguidos pelo desfile comunitário e encerrando com o desfile militar.
Continua depois da publicidade
O trânsito nesta região será interrompido, portanto opte por rotas alternativas, confira tabela:
Trecho interditado - Horário - Motivo - Rota alternativa
Trecho interditado: Av. Bartolomeu de Gusmão (sentido José Menino/Ponta da Praia) entre R. Oswaldo Cruz e Av. Cel. Joaquim Montenegro.
Horário: Das 06h40 às 14h00
Motivo: Local do desfile e dispersão
Rota alternativa: Av. Epitácio Pessoa.
Trecho interditado: Av. Bartolomeu de Gusmão (sentido Ponta da Praia/José Menino) entre Av. Cel Joaquim Montenegro e Av. Conselheiro Nébias.
Horário: Das 06h40 às 14h00
Motivo: Local do desfile e dispersão
Rota alternativa: R. Guaiaó, R. Conselheiro Ribas, R. Conselheiro Lafaiete, Av. Siqueira Campos (sentido Praia/Cais), R. Bento de Abreu, R. Amílcar Mendes Gonçalves, R. Azevedo Sodré ou Av. Cons. Nébias (sentido Centro/Praia).
Trecho interditado: Av. Samuel Augusto Leão de Moura e Av. Saldanha da Gama (ambas no sentido José Menino/Ponta da Praia) entre Av. Cel. Joaquim Montenegro e R. Cap. João Salermo.
Horário: Das 06h40 às 14h00
Motivo: Concentração do desfile (militares)
Rota alternativa: Av. Epitácio Pessoa, Av. Rei Alberto I (sentido José Menino/Ponta da Praia).
Trecho interditado: Av. Saldanha da Gama e Av. Bartolomeu de Gusmão (ambas no sentido Ponta da Praia / José Menino) entre R. Antonio Guenaga e Av. Cel. Joaquim Montenegro.
Horário: Das 06h40 às 14h00
Motivo: Concentração do desfile (comunitário e escolares)
Rota alternativa: Av. Rei Alberto I, Av. Epitácio Pessoa (todas no sentido Ponta da Praia/José Menino).
Trecho interditado: R. Francisco Hayden entre Av. Saldanha da Gama e Av. Rei Alberto I.
Horário: Das 06h40 às 14h00
Motivo: Acesso de veículos para concentração - Evitar a utilização desta via.
Trecho interditado: Ruas Afonso Celso de Paula Lima, Carlos de Campos, Imperatriz Leopoldina, Isidoro de Campos, Inglaterra, Roberto Sandall, Bassin Nagib Trabulsi e Av. Cel. Joaquim Montenegro (ambos os sentidos), todas entre as avenidas Epitácio Pessoa e Bartolomeu de Gusmão.
Horário: Das 06h40 às 14h00
Motivo: Acesso de alunos e veículos para concentração - Evitar a utilização desta via.
Trecho interditado: Ruas Ricardo Pinto, Januário dos Santos, Gal. Rondon, Alexandre Martins, Anália Franco; Av. Alm. Cóchrane (ambos os sentidos); Ruas Sampaio Moreira, Nascimento e Oswaldo Cóchrane, Av. Siqueira Campos (sentido Cais/Praia).
Horário: Das 06h40 às 14h00
Motivo: Interdição da Av. Bartolomeu de Gusmão (sentido Ponta da Praia / José Menino) - Permitido somente trânsito local.
Montagem e Desmontagem de palco para Procissão De Nossa Senhora Do Monte Serrat – Secult – Centro
Data/Horário: das 09h00 de 07/09/2013 até 20h00 de 08/09/2013.
Interdição Total: Praça José Bonifácio entre Av. São Francisco e R. Amador Bueno.
Rota Alternativa: Av. São Francisco, Av. Conselheiro Nébias.
Procissão de Nossa Senhora Do Monte Serrat – Secult – Centro
Data: 08/09/2013 Horário: 00h00 às 14h00
Interdição Total: Praça Correia de Mello.
Rota Alternativa: Av. São Francisco.
Data: 08/09/2013 Horário: 10h30 às 13h00
Interdições Momentâneas: Praça José Bonifácio, R. Brás Cubas, R. João Pessoa, Praça Rui Barbosa, R. General Câmara (no contrafluxo), R. Dom Pedro II (no contrafluxo), Av. São Francisco, Praça Correia de Mello.
Continua depois da publicidade
Guarujá
Em Vicente de Carvalho, o desfile também acontece amanhã e será na Avenida Santos Dumont, a partir das 14 horas. A concentração será na Avenida São João. Após o evento acontece o encerramento das comemorações da Semana na Pátria, com a apresentação da Banda do Exército Brasileiro, na Praça das Bandeiras, às 20 horas.
Festa da Padroeira
No domingo, a festa será de Santos. As atividades em comemoração ao Dia de Nossa Senhora do Monte Serrat já começam às 7 horas da manhã, com missa na Catedral, no Centro da Cidade. A programação segue ao longo do dia com missa campal, às 9h30. Depois, a imagem de Nossa Senhora segue em procissão pelo Centro, passando em frente à Prefeitura e segue para o Santuário no topo do Monte Serrat.
Continua depois da publicidade
Amanhã e domingo haverá quermesse com shows ao redor do Santuário, a partir das 20 horas.
Festa da Padroeira quase foi cancelada
A festa em comemoração ao dia da padroeira da Cidade, Nossa Senhora do Monte Serrat, quase foi cancelada. Segundo o Padre José Myalil Paul, conhecido como Padre José Paulo, a engenheira da Secretaria de Serviços Públicos, da Prefeitura de Santos, Sandra Cristina Antônio, estava exigindo da Diocese um laudo de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que só pode ser assinado por um engenheiro elétrico.
Ele afirmou ainda que Sandra, engenheira elétrica, se negou a assinar o laudo. “Todos os anos esta moça sempre arruma algum problema, mas este ano eu resolvi reclamar porque não é justo que uma festa tão bonita, onde quase 100 mil pessoas vêm às ruas para celebrar, seja cancelada por causa da falta de ética e profissionalismo dela”, enfatizou.
O Padre informou ainda que nunca teve problema com Prefeitura ou CPFL e fez questão de deixar isso bem claro. “Nunca tive atritos com a Prefeitura de Santos ou com a CPFL, mas esta mulher sempre causa problemas. Eu não sei qual é a força da Sandra dentro da Prefeitura, mas isso precisa acabar”, desabafou.
Continua depois da publicidade
“Independente da religião, não me importo se ela é católica, evangélica, budista ou espírita, o que me incomoda é a falta de ética e por causa disso eu quase cancelei a festa, que não é minha e sim da Cidade”, concluiu o Padre.
A Prefeitura de Santos confirmou, ontem, que o laudo já foi assinado e que a festa não será cancelada.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade