Cotidiano

Fenômeno Maré Vermelha preocupa Governo de SP que já inicia análises no litoral

Comunicado foi dado após a sinalização da Maré vermelha no litoral de Santa Catarina e do Paraná

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário do Litoral

Publicado em 08/08/2024 às 15:05

Compartilhe:

Já foram coletadas amostras em São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba / Divulgação/Governo de SP

O Governo de São Paulo está preocupado com a possibilidade da Maré Vermelha atingir as cidades costeiras do litoral e informou que está intensificando a vigilância para detectar a ocorrência no estado, após a sinalização da contaminação em Santa Catarina e agora no Paraná.

Entre as ações, estão as coletas de águas ao longo do litoral que serão enviadas para análises, a fim de identificar possíveis agravos à saúde pública. O fenômeno já fez uma cidade entrar em alerta.

Já foram coletadas amostras em São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, no dia 30/07, e de Cananéia, na última segunda-feira (5). Paras as três cidades do Litoral Norte, não foram encontradas ainda microalgas em quantidades que possam trazer riscos para a saúde humana, enquanto o resultado da outra cidade ainda não foi revelado.

De acordo com uma nota divulgada, as coletas vão acontecer em todas as cidades do litoral na semana do dia 12, quando serão analisadas também partes comestíveis de animais.

A ação parte da Secretaria de Agricultura e Abastecimento , através da sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária, em atuação conjunta com as Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, que informou que enviará os resultados às autoridades competentes, à cadeia produtiva e divulgará para o público em geral, que poderá consultar a situação atualizada nos mapas disponíveis no site: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

O que é a Cloudflare, que pode ter feito o Twitter voltar; entenda

Empresa norte-americana é conhecida por ser uma espécie de "escudo digital"

Diário Mais

Conheça a cidade que fica entre SP e o litoral e é considerada 'refúgio natural'

Inserida nas serras do Mar e do Itatins, o município está em uma região de transição com vegetação de mata tropical úmida de encosta

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter