Cotidiano

Fenômeno da Maré Vermelha pode chegar ao litoral de SP e esvaziar praias

Consumo de frutos do mar contaminados pode causar intoxicação, náuseas, vômitos, diarreias, dores abdominais, tonturas e dores de cabeça

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário do Litoral

Publicado em 01/08/2024 às 15:17

Atualizado em 02/08/2024 às 15:42

Compartilhe:

Banhistas podem ser orientados a não entrarem no mar / Rodiney Assunção/Pexels

A maré vermelha, um fenômeno causado pela proliferação excessiva de algas marinhas, principalmente tóxicas, apareceu no litoral de Santa Catarina e pode chegar ao litoral de São Paulo muito em breve.

As prefeituras da Região ainda não confirmam, mas há uma orientação para perguntar aos pacientes que chegarem aos postos de saúde com diarreia se eles tiveram contato com o mar, praia ou algas marinhas, para que possam monitorar casos e prevenir surtos.

Há uma nota técnica emitida pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) confirmando a ocorrência do fenômeno no estado, que chegaria por Peruíbe.

Caso ela apareça por aqui, os banhistas podem ser orientados a não entrarem no mar e ter atenção com o odor coloração diferentes vindos da água.

O que o fenômeno provoca?

A Maré Vermelha pode causar intoxicação, náuseas, vômitos, diarreias, dores abdominais, tonturas e dores de cabeça, associados ao consumo de frutos do mar contaminados, além de irritação respiratória no caso das toxinas no ar.

O aumento na população dessas microalgas é causado também pela concentração de nutrientes e matéria orgânica no mar e pode ter relação com a tragédia que aconteceu no Rio Grande do Sul, estado vizinho de Santa Catarina.

A reportagem aguarda resposta das autoridades e a matéria será atualizada assim que chegarem novas informações.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Shopping do litoral de SP terá show da banda Kubo Mágico; veja data

A Kubo Mágico é formada por Raphael Mattos (vocal e guitarra), Tatiana Assis (vocal), Alex Brasil (vocal e baixo) e Fernando Faustino (bateria)

Diário Mais

O que é a Cloudflare, que pode ter feito o Twitter voltar; entenda

Empresa norte-americana é conhecida por ser uma espécie de "escudo digital"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter