Continua depois da publicidade
Os feirantes de Santos têm aprovado a ideia de padronização das barracas, com permissão para a publicidade afim de poder realizar a aquisição de novos mobiliários e equipamentos.
“Eu acho válido. É uma coisa que já é necessária há muitos anos. Acho legal até a questão do patrocínio. É um espaço que se perde, mas que muita gente visualiza. É importante isso”, comentou Sérgio Fidalgo, que trabalha com a venda de pescado.
O programa de modernização das feiras livres, o Inova Feira, inclui, além da padronização de barracas, realizar campanhas educativas e serviços de saúde nas feiras e promover cursos de qualificação para os feirantes via Sebrae.
No fim de julho, as propostas foram apresentadas por uma comissão que discute melhorias para as atividades comerciais nas vias públicas. Já no dia 24 de agosto, véspera do Dia do Feirante, a Prefeitura encaminhou o projeto de lei complementar à Câmara dos Vereadores. Se for aprovada pelo Legislativo, a proposta será regulamentada por meio de decreto.
Já para alguns permissionários é necessário o incentivo por parte da Administração Municipal. “Se eles querem que façamos isso, o Governo tem que dar incentivo. Muitas dessas barracas possuem boxes no mercado, alguns são produtores de outras cidades. É muito diferente do meu caso. A ideia é boa, mas tem que ver como vai fazer. Não é só jogar no ar”, disse William Tomazini, que possui uma barraca de laticínios.
Continua depois da publicidade
Tomazini também deu sugestões e fez algumas críticas enfrentadas por feirantes e clientes. “Se tivesse um poste de luz onde pudesse ligar um frigorífico, uma máquina para fatiar frios. Isso me ajudaria. Tem lugar que a rua é toda estourada, como na Avenida Francisco Glicério, onde começaram o VLT e pararam. Ali é areia para todo lado. Até freguês se machucou lá. Eles precisam arrumar aquilo também”.
“Padronizar é legal. Fica mais charmoso, atrativo”, falou Isaías Cabral, que trabalha em uma barraca de frutas. “Mas nossas necessidades são diversas. No meu caso, tomei uma multa pesada. Judia do nosso bolso e dificulta na hora de fazer os nossos pagamentos. Isso que eu quero que melhore”, completou.
Continua depois da publicidade
Cabral contou que acabou recebendo uma multa de trânsito por ter estacionado o caminhão na contramão de uma via para desmontar a barraca. “Eu tomei uma multa, semana passada, porque meu caminhão estava estacionado por aqui. Eu não vi acontecer nada a respeito disso. Agora que está sendo feito alguma coisa relativamente a isso. Só que a multa eu tive que pagar. No momento atual, tudo pesa no nosso bolso. Quero que melhore isso para mim e meus amigos aqui”.
Segundo a Prefeitura, o Inova Feira tem como objetivo fortalecer a atividade comercial e garantir maior comodidade dos consumidores. Santos conta com 245 permissionários, que atuam em 22 feiras livres espalhadas pela Cidade. Elas existem desde 1923 no Município.
Diretrizes do projeto
Continua depois da publicidade
- Qualificação e formação profissional dos feirantes e seus funcionários;
- Infraestrutura externa e interna com relação às questões de higiene e de abastecimento de água e energia;
- Adequação e padronização do mobiliário das atividades dos feirantes e de atendimento ao consumidor;
Continua depois da publicidade
- Abastecimento e regulação do mercado de produtos hortifrutigranjeiros, cereais, produtos alimentícios industrializados ou já processados para consumo, pescados, aves batidas, utensílios domésticos, roupas, brinquedos, armarinhos, bijuterias e artesanato;
- Qualidade dos produtos e segurança alimentar e nutricional dos consumidores;
- Sustentabilidade e preservação dos recursos naturais;
- Valores culturais, sociais e históricos e de fomento ao turismo local.
Continua depois da publicidade