Continua depois da publicidade
A Feira de Produtos Organicos organizada pela prefeitura periodicamente no Jardim Botânico Chico Mendes (Bom Retiro) e na escola Leonor Mendes de Barros (Gonzaga) será realizada pela primeira vez na quadra da Igreja da Pompeia, dia 18 de junho. A continuidade nesse local dependerá da aceitação do público, mas a organização está otimista.
“Houve uma evolução visível na aceitação do evento”, afirma o engenheiro agrônomo Paulo Marco de Campos Gonçalves, um dos organizadores da feira. Em 2011 a iniciativa começou com dois comerciantes, uma cantina e um livreiro. Atualmente, dela participam duas associações de produtores rurais, cinco mercearias, um vendedor de cosméticos e massagistas.
A aceitação dos produtos sem agrotóxicos pode ser comprovada na edição de anteontem (4) no Jardim Botânico. Os consumidores são pessoas preocupadas não somente com uma alimentação orgânica, mas com hábitos saudáveis. Geralmente eles incluem na rotina a prática de exercícios, não fumam e são adeptos de tratamentos homeopáticos.
Continua depois da publicidade
Saudáveis
Maria Cícera de Oliveira Gomes e Fábio de Oliveira Gomes compraram verduras, legumes, fruta e um bolo integral. Ambos fazem caminhanhadas com regularidade, não fumam, nem bebem. Sobre os alimentos orgânicos, dizem que “você percebe a grande diferença quando ao invés de comer algo orgânico, come alguma coisa não orgânica. Fica um peso na barriga”, compara Cícera.
Maria Filomena de Freitas explica que as verdura produzidas sem agrotóxicos não melam na geladeira e duram mais tempo sem perder qualidade. Há 14 anos ela também pratica tai-chi-chuan. “Busco uma vida mais saudável”, resumiu.
Continua depois da publicidade
Fabiana Gonçalves de Matos Reis tem uma filha de um mês e com a gestação disse que mudou alguns hábitos. “Me informei sobre produtos orgânicos e aos poucos o estou introduzindo à mesa. Também tirei o refrigerante de minha vida”.