O prefeito eleito de Guarujá, Farid Madi, em entrevista ao Diário do Litoral / Reprodução
Continua depois da publicidade
O prefeito eleito de Guarujá, Farid Madi, disse com exclusividade ao Diário do Litoral que um de seus primeiros atos frente à Prefeitura, em 2025, é criar comissão de fiscalização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Madi quer que a empresa cumpra o que foi prometido e nunca cobrado: a implantação de um reservatório de água na Cava da Pedreira, projeto que ficou no papel nas últimas duas gestões – Maria Antonieta de Brito e Valter Suman.
Continua depois da publicidade
“A compra da área da cava e a implantação do reservatório já havia sido pactuada. Se for o caso, posso até entrar na Justiça, porque não é possível que a Sabesp deixe de cumprir essa exigência que já deveria ter sido cumprida há muito tempo”, afirma Farid.
O prefeito eleito de Guarujá disse que vai fiscalizar o contrato e exigir que a Sabesp resolva essa questão definitivamente. “Há dois, três anos atrás, quando o contrato foi renovado, uma das contrapartidas exigidas pela Prefeitura foi exatamente a compra da Cava da Pedreira, pra se fazer reservatório pra abastecer o Guarujá. Nela cabem bilhões de litros de água”.
Continua depois da publicidade
Farid lembra que o volume de água armazenado daria para abastecer a cidade inteira durante quatro meses, ininterruptamente, sem chuva. “Quero envolver os demais prefeitos da região metropolitana pois o reservatório poderá servir cidades vizinhas e garantir autonomia para Guarujá”, afirma Farid.
Ele alerta que, durante a campanha, esteve conversando com o proprietário da área da pedreira, para entender o porquê que o projeto não saiu do papel. Ele descobriu que a questão envolveria somente o valor da área. A Sabesp não quer pagar o que foi pedido pelo dono da pedreira.
Outra questão que terá atenção especial, segundo Farid Madi, é a região conhecida como Rabo do Dragão. “Quando prefeito, em nosso plano diretor, reconhecemos à comunidade caiçara nela existente. Vamos ver a possibilidade de implantar uma escola, melhorar o transporte público, enfim, vamos tratar essa comunidade com respeito que ela merece”.
Continua depois da publicidade
A comunidade vem pleiteando há anos a municipalização da Estrada Guarujá-Bertioga, do Perequê até a balsa. Farid disse ainda que também dará atenção às comunidades de Prainha Branca, Santa Cruz dos Navegantes e do Goés.
Na orla das praias, Farid Madi disse que pretende implantar banheiros ecológicos se possível já para essa temporada. “Já estamos tratando disso. Estou vendo em alguns lugares. Quero organizar e revitalizar as praias, melhorar a segurança, reativar algumas câmeras de monitoramento, estabelecer estacionamento regulamentado, com horário, com zona azul. Também tentar ampliar o policiamento”.
O futuro prefeito quer dar uma atenção melhor para as pessoas em situação de rua. Criar meios para que elas possam ter alguma alternativa, buscar tratamento, promover encaminhamentos sociais e até encontrar os familiares.
Continua depois da publicidade
“Muitos querem voltar para suas famílias. Queremos oferecer cursos e inseri-los no mercado de trabalho. Às vezes, por falta de oportunidade, essas pessoas ficam na rua, não é? Então, nós vamos cuidar bastante disso”, finaliza.