Cotidiano

Farid diz que vai cobrar da Sabesp reservatório de água na Cava da Pedreira; entenda

O prefeito eleito de Guarujá quer que a empresa cumpra o que foi prometido e nunca cobrado: a implantação de um reservatório de água

Carlos Ratton

Publicado em 04/11/2024 às 06:15

Compartilhe:

O prefeito eleito de Guarujá, Farid Madi, em entrevista ao Diário do Litoral / Reprodução

O prefeito eleito de Guarujá, Farid Madi, disse com exclusividade ao Diário do Litoral que um de seus primeiros atos frente à Prefeitura, em 2025, é criar comissão de fiscalização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Madi quer que a empresa cumpra o que foi prometido e nunca cobrado: a implantação de um reservatório de água na Cava da Pedreira, projeto que ficou no papel nas últimas duas gestões – Maria Antonieta de Brito e Valter Suman.  

“A compra da área da cava e a implantação do reservatório já havia sido pactuada. Se for o caso, posso até entrar na Justiça, porque não é possível que a Sabesp deixe de cumprir essa exigência que já deveria ter sido cumprida há muito tempo”, afirma Farid.

O prefeito eleito de Guarujá disse que vai fiscalizar o contrato e exigir que a Sabesp resolva essa questão definitivamente. “Há dois, três anos atrás, quando o contrato foi renovado, uma das contrapartidas exigidas pela Prefeitura foi exatamente a compra da Cava da Pedreira, pra se fazer reservatório pra abastecer o Guarujá. Nela cabem bilhões de litros de água”.

Farid lembra que o volume de água armazenado daria para abastecer a cidade inteira durante quatro meses, ininterruptamente, sem chuva. “Quero envolver os demais prefeitos da região metropolitana pois o reservatório poderá servir cidades vizinhas e garantir autonomia para Guarujá”, afirma Farid.

Ele alerta que, durante a campanha, esteve conversando com o proprietário da área da pedreira, para entender o porquê que o projeto não saiu do papel. Ele descobriu que a questão envolveria somente o valor da área. A Sabesp não quer pagar o que foi pedido pelo dono da pedreira.     

Rabo do Dragão

Outra questão que terá atenção especial, segundo Farid Madi, é a região conhecida como Rabo do Dragão. “Quando prefeito, em nosso plano diretor, reconhecemos à comunidade caiçara nela existente. Vamos ver a possibilidade de implantar uma escola, melhorar o transporte público, enfim, vamos tratar essa comunidade com respeito que ela merece”.

A comunidade vem pleiteando há anos a municipalização da Estrada Guarujá-Bertioga, do Perequê até a balsa. Farid disse ainda que também dará atenção às comunidades de Prainha Branca, Santa Cruz dos Navegantes e do Goés.      

Orla da Praia

Na orla das praias, Farid Madi disse que pretende implantar banheiros ecológicos se possível já para essa temporada. “Já estamos tratando disso. Estou vendo em alguns lugares. Quero organizar e revitalizar as praias, melhorar a segurança, reativar algumas câmeras de monitoramento, estabelecer estacionamento regulamentado, com horário, com zona azul. Também tentar ampliar o policiamento”.  

Situação de rua

O futuro prefeito quer dar uma atenção melhor para as pessoas em situação de rua. Criar meios para que elas possam ter alguma alternativa, buscar tratamento, promover encaminhamentos sociais e até encontrar os familiares.

“Muitos querem voltar para suas famílias. Queremos oferecer cursos e inseri-los no mercado de trabalho. Às vezes, por falta de oportunidade, essas pessoas ficam na rua, não é? Então, nós vamos cuidar bastante disso”, finaliza.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Cidade do interior de SP é famosa por ser a melhor no turismo de aventura; conheça

Conhecida como a "Cidade da Aventura", Socorro está localizada a 132 km da capital paulista

Diário Mais

Cidade do interior de SP é considerada a 'Capital da Uva'; conheça

Entre as diversas frutas cultivadas por seus agricultores, a uva é considerada o principal atrativo da cidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter