Continua depois da publicidade
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, reconheceu, mais uma vez, que o problema "crucial" na área de telecomunicações no Brasil é a falta de infraestrutura. "As companhias investiram R$ 11 bilhões no primeiro semestre deste ano, mas precisamos investir muito mais. Ainda temos uma desigualdade muito grande entre as regiões", disse ele em audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado.
Bernardo apresentou a evolução do setor nos últimos anos. De acordo com o ministro, o tráfego de dados no País segue crescendo a um ritmo superior ao da média mundial, e deve se expandir a uma taxa anual de 50% nos próximos anos, gerando uma importante receita de publicidade para as empresas de internet.
O ministro também comentou o crescimento da base de assinantes de linhas de telefonia móvel. "Hoje em dia é muito menos atrativo ter um telefone fixo. A tendência é cada vez maior que o telefone móvel ocupe essa função", comentou. Segundo ele, até mesmo a telefonia e a internet rurais, originalmente previstas para serem fixas via rádio, devem também ser oferecidas pelas empresas para uso em dispositivos móveis.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade