A concessionária alega que a Prefeitura não repassa os subsídios para passagens gratuitas / Divulgação/PMG
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Nesta quinta-feira (16), três linhas de ônibus municipais da cidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, foram suspensas devido a uma dívida da Prefeitura com a empresa responsável pelo transporte coletivo.
A City Transporte Urbano Intermodal Ltda, concessionária responsável pelo transporte coletivo da cidade, afirma que o município acumula um débito superior a R$ 50 milhões.
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Caso não haja uma resposta da Administração Municipal, toda a frota pode ser paralisada na próxima segunda-feira (20). A Prefeitura declarou não ter conhecimento da decisão.
As linhas afetadas são a 61, Terminal Ferry Boat/Guaiuba, circular via Centro; 28, Terminal Rodoviário/BNH; e 93, Unaerp/Terminal Ferry Boat.
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Além disso, o serviço de vans destinado a pessoas com necessidades especiais também foi interrompido.
A concessionária alega que a Prefeitura não repassa os subsídios para passagens gratuitas, como as de idosos e estudantes, desde abril do ano passado.
A paralisação está ocorrendo de forma gradual. Se o débito não for quitado ou um acordo não for estabelecido até segunda-feira (17), toda a frota, composta por cerca de 150 ônibus, será suspensa.
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A City também informou que o combustível disponível só é suficiente até essa data.
A empresa justifica a interrupção do serviço pela ausência de um posicionamento ou plano de pagamento por parte da Prefeitura. O valor da dívida continua aumentando, e até o momento, não há uma solução apresentada pela Secretaria de Mobilidade.
A concessionária afirma ter enviado diversos ofícios solicitando respostas, mas ainda não recebeu retorno. No entanto, informou que no início do mês foram pagos R$ 2,5 milhões, valor utilizado para cobrir a folha salarial dos funcionários.
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Apesar desse pagamento parcial, permanecem pendências relacionadas ao INSS, FGTS, fornecedores, aluguel e financiamento dos ônibus.
A concessionária destaca que diversos fornecedores locais estão enfrentando dificuldades para manter seus funcionários devido à falta de repasses.
A empresa também menciona que a gestão municipal anterior havia firmado um compromisso para quitar R$ 15 milhões até 27 de dezembro, mas esse pagamento não foi realizado.
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A Prefeitura Municipal de Guarujá afirmou que, de acordo com o contrato, a City Transporte tem a obrigação de notificá-la sobre qualquer alteração no serviço, o que, segundo a Administração, não aconteceu até agora.
O representante do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Santos e Região afirmou que, nos últimos dois meses, ocorreram atrasos nos pagamentos de salários, décimo terceiro, adiantamentos e benefícios, impactando os funcionários.
Apesar disso, um acordo foi firmado entre a categoria e a Prefeitura, garantindo a liberação de parte do subsídio para cobrir os vencimentos e benefícios, evitando uma greve.
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O Sindicato destacou que há um alinhamento entre os trabalhadores, a Administração Municipal e a empresa para manter o funcionamento mínimo do transporte e evitar prejuízos à população.