Cotidiano

Faixa para ônibus da Rua João Pessoa está em vigor

É o primeiro corredor de transporte que funcionará durante toda a semana, 24 horas por dia. Circular em faixa de ônibus é infração gravíssima, sujeita à apreensão do veículo, sete pontos na CNH e multa de R$ 191,54

Publicado em 10/08/2015 às 11:06

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A faixa exclusiva para ônibus da Rua João Pessoa, entre a Avenida Conselheiro Nébias e a Praça dos Andradas, foi ativada a zero de hoje pela  Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos. O objetivo, segundo a Prefeitura de Santos, é reduzir o tempo de percurso dos ônibus em torno de 25%.

Será o primeiro corredor de transporte que funcionará de forma exclusiva para os ônibus e sem interrupção — durante toda a semana, 24 horas por dia. A companhia concluiu, na semana passada, a instalação de painéis que informam sobre a nova medida, além de placas que regulamentam a proibição de estacionamento do lado direito.

“A faixa na João Pessoa beneficiará cerca de 55 mil passageiros que utilizam as oito linhas de transporte municipal e seis de seletivo, além de milhares de usuários que se deslocam em linhas intermunicipais”, avalia o presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Gonçalves.

Orientação

A equipe de Educação para o Trânsito irá desenvolver campanha educativa com motoristas e comerciantes distribuindo folhetos. Nesta segunda-feira (10), das 9 às 11h30, haverá ações em cinco cruzamentos semaforizados da via: Av. Conselheiro Nébias, Ruas Braz Cubas, Martin Afonso, D. Pedro II e Frei Gaspar. Já no período da tarde, das 13h15 às 15h, os estabelecimentos comerciais instalados ao longo da rua receberão as informações.

Será permitido entrar na faixa exclusiva para virar à direita ou sair de vias transversais, desde que o veículo cruze a faixa no local onde ela é seccionada. O movimento deve ser sinalizado com a seta veicular.

Também há tolerância para a parada do veículo, pelo tempo estritamente necessário para realizar embarque ou desembarque de passageiros. Entrar na faixa exclusiva do ônibus para sair ou adentrar em imóveis ou baias de parada também é aceito. No entanto, fica proibido o estacionamento do veículo (imobilização por tempo superior ao necessário para realizar embarque ou desembarque de passageiros).

A multa para quem estacionar no corredor é de R$ 85,13, com quatro pontos na Carteira de Habilitação. Para quem circula na faixa da direita, a penalidade é multa de R$ 191,54, com acréscimo de sete pontos na CNH.

O objetivo, segundo a Prefeitura de Santos, é reduzir o tempo de percurso dos ônibus em torno de 25% (Foto: Matheus Tagé/DL)

Multa gravíssima

O Código de Trânsito Brasileiro foi alterado, por meio de publicação no Diário Oficial da União na sexta-feira, para regulamentar a circulação em faixas de rolamento destinadas a veículos específicos, por exemplo, o transporte coletivo. Agora, os motoristas que circulam no espaço privativo, nos horários proibidos, cometem infração gravíssima, podendo ter o veículo apreendido, além de levar sete pontos na CNH e pagar multa de R$ 191,54.

Antes, todo motorista que invadia a faixa exclusiva para os ônibus era punido com uma infração leve, com multa de R$ 53,20 e acréscimo de três pontos na carteira de habilitação. Aumentar a punição visa garantir mais respeito ao transporte coletivo e a preferência de uma maioria que circula diariamente nos ônibus pelas principais vias.

Avenida Ana Costa

Santos possui atualmente cerca de 10 quilômetros de extensão de faixas de ônibus, entre preferenciais e exclusivas. A Av. Ana Costa é um exemplo, onde não é permitido estacionar e circular na faixa da direita, nos horários de pico da manhã e do final da tarde.

No caso da faixa da Ana Costa, sentido Centro/praia, em cinco anos de funcionamento, a CET-Santos registrou redução de 95% no número de multas aos motoristas que circulam no local proibido. Já no sentido oposto, as infrações reduziram em 15%. A mudança de comportamento dos motoristas se deve, em grande parte, pela orientação e fiscalização, realizadas pelos agentes de trânsito diariamente, sinalização e ao conhecimento dos munícipes sobre as regras.

Nas três vias onde existem faixas de ônibus foi observada melhora em cerca de 25% no tempo de percurso dos ônibus. O principal objetivo é fazer as pessoas deixarem de utilizar seus veículos próprios para migrar para o transporte coletivo, o que resulta em benefícios ao meio ambiente e à qualidade de vida. A faixa também permite que os ônibus tenham um deslocamento mais rápido.

Saiba mais

Onde há faixas preferenciais, a prioridade de circulação é dos ônibus, mas veículos particulares podem andar nela, desde que não atrapalhando o deslocamento do transporte coletivo. Já nas faixas exclusivas só é permitido circular os veículos de transporte coletivo e quem adentra a faixa pode ser multado.  O estacionamento do lado direito é proibido nos horários determinados em ambos os casos.

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