Continua depois da publicidade
O secretário de Educação de Cubatão, Fábio Oliveira Inácio (PT), assumiu vaga na Câmara Municipal ontem. As mudanças nos Poderes da Cidade começaram após a cassação da prefeita Marcia Rosa (PT), dando espaço para o vereador Wagner Moura (PT), presidente da Casa de Leis, assumir a chefia do Executivo. O afastamento da prefeita foi uma determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (TRE-SP).
A posse foi dada pelo atual presidente do Legislativo, vereador César Nascimento (PDT). A mesa de autoridades foi composta por César, pelo prefeito Wagner Moura e pelos vereadores Ivan da Silva (PDT), o Ivan Hildebrando, e Fábio Roxinho (PMDB), primeiro e segundo secretários respectivamente. Ivan leu o termo de posse, assinado por Fábio Inácio. O novo vereador fez seu juramento antes de assumir a cadeira. Ele deixou o cargo de secretário de Educação do município para assumir a vaga de legislador.
"Não é a situação mais confortável tomar posse hoje, mas há situações como esta na política. Primo pela democracia, pelo meu voto, pelos votos que recebi e vou cumprir esta tarefa com respeito pela cidade e por esta Casa de Leis", disse.
Também participaram do evento da posse os vereadores Aguinaldo Araújo (PDT); Fábio Roxinho (PMDB); Ademário da Silva Oliveira (PSDB); Ricardo de Oliveira (PMDB), o Ricardo Queixão; Fábio Moura (Pros); Jair Ferreira Lucas (PT), o Jair do Bar; Adeildo Heliodoro dos Santos (SDD), o Dinho Heliodoro; e Severino Tarcício da Silva (PSB), o Dóda. A ex-prefeita Marcia Rosa (PT) e o ex-vice Donizete Tavares (PSC) também presenciaram a cerimônia de posse.
Continua depois da publicidade
De secretário a vereador
Professor Fábio Inácio, como é conhecido no cenário político da Cidade, estava à frente da pasta de Educação desde o primeiro mandato da petista. Nas eleições de 2012, o novo vereador teve 1.673 votos, 2,24% dos votos válidos.
Continua depois da publicidade
Nascido em Cubatão, em 2 de abril de 1973, Inácio é graduado em Ciências Sociais (licenciatura) e bacharel em Ciência Política, ambos os cursos realizados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É pós-graduado Lato-sensu em História, Sociedade e Cultura, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio).
O vereador assumiu a Secretaria Municipal de Educação desde janeiro de 2009, tendo se licenciado do cargo de abril a outubro de 2012 para concorrer nas eleições municipais. Já atuou como professor das redes estadual e particular de ensino nas áreas de Sociologia, Filosofia e História.
Inácio lembra que, ao assumir a Secretaria de Educação, encontrou uma lista de espera com mais de 700 crianças de quatro e cinco anos de idade que estavam fora da escola. Através de parcerias e de reorganização das escolas, foi possível zerar essa demanda após um ano de trabalho à frente da pasta. "Podemos comemorar a criação de 2.200 vagas em creche nos primeiros quatro anos de governo. Assim como outras conquistas, como o lançamento do Plano de Atenção à Educação e a implantação do Ciclo de Alfabetização, que possibilitou avanços significativos nos resultados da Provinha Brasil. Foram anos de trabalhos que deram certo e ganharam destaque. Agradeço o apoio dos colegas e funcionários da Secretaria de Educação que ajudaram a desenvolver cada projeto", afirmou.
Continua depois da publicidade
Semana decisiva
Na última quinta-feira, dia 29, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não aceitou o agravo interposto pelos advogados da prefeita cassada de Cubatão Marcia Rosa (PT) e de seu vice, também cassado, Donizete Tavares (PSC).
Com a decisão é monocrática (de apenas um ministro), Marcia Rosa está fora do mandato até o caso ter transitado em julgado - não há previsão de quando isso deve ocorrer.
Continua depois da publicidade
Uma decisão do juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, proferida na noite de segunda-feira, dia 26, havia cassado a liminar que mantinha Marcia e Donizete nos cargos.
Na tarde de terça-feira, dia 27, o então presidente da Câmara, Wagner Moura (PT), foi notificado pela Justiça Eleitoral e acabou assumindo como prefeito.
A ação de investigação judicial eleitoral foi promovida pela ‘Coligação Cubatão Pode Mais com a Força do Povo’, liderada pelo ex-prefeito Nei Eduardo Serra (PSDB) e pelo ex-vereador Geraldo Guedes (PR).
Continua depois da publicidade
A denúncia era de que o jornal ‘Reação Popular’, usado na campanha, era produzido em sua maior parte por servidores da Prefeitura.