Fábio Nunes, o professor Fabião, voltou ontem para a secretaria de Cultura de Santos / Rodrigo Montaldi/DL
Continua depois da publicidade
O secretário de Cultura de Santos, Fábio Nunes, o professor Fabião, voltou ontem após férias forçadas em virtude da repercussão de sua postagem, no final do mês, mostrando as nádegas de uma mulher durante o Rock in Rio. No entanto, o retorno, como se nada tivesse ocorrido, não está sendo muito ‘digerido’ pelo Conselho Municipal de Cultura de Santos (Concult), que exige explicações pessoais do secretário.
Na Assembleia Geral Ordinária do Concult, realizada na última segunda-feira (16), foi pautada a possibilidade de elaboração de uma nota de repúdio ao posicionamento público de Fabião. Os membros esperavam que ele comparecesse e desse explicações, o que não ocorreu. Ficou decidido que Fabião será ouvido na próxima reunião do Concult. O Diário obteve a informação extraoficial que alguns membros não aceitam seu retorno.
Continua depois da publicidade
Antes das férias e 24 horas após o fatídico ‘post’, Fabião ficou duas horas em reunião a portas fechadas com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Oficialmente, foi informado pela Prefeitura que ele se afastou temporariamente do Governo servindo-se do período de férias a tinha direito para poder se defender e superar a situação.
O Governo considerou inadequado e reprovável a postagem do secretário em página pessoal de rede social, cujo conteúdo não condiz com a política municipal, que é de luta pela valorização da mulher, de direito à privacidade e contra a objetificação. Segundo a Assessoria da Prefeitura, Fábio Nunes desculpou-se publicamente e, convocado e repreendido pelo prefeito, afirmou que não teve a intenção de ofender ou desvalorizar a mulher.
Continua depois da publicidade
No PSB, partido de Fabião, foi nomeada, pelo presidente da legenda, vereador Benedito Furtado, uma comissão composta pela responsável pela Secretaria das Mulheres, Tertulina Fernandes, pelos vice-presidentes, Marcos Libório, Eder Santana Oliveira e Debora Blanco, pelo Secretário Geral, Luiz Ezildo Silva e pelo também vereador Fabrício Cardoso Oliveira, para que deliberem sobre o fato. A posição oficial não foi divulgada até hoje.
Fabião
O secretário de Cultura, Fábio Nunes informou ontem que estará presente na próxima reunião do Concult – que ocorrerá somente em novembro - e vai estar à disposição para esclarecer qualquer dúvida. O secretário não compareceu na segunda-feira na assembleia porque no mesmo horário estava na Missa de Sétimo Dia do nadador, Mario Bello, na Igreja São Benedito.
Continua depois da publicidade