Cotidiano

Raio-X DL: Ciclovia de Praia Grande é elogiada por sinalização e bom estado

Cidade tem maior espaço para ciclistas da Baixada Santista: 78.900 metros. Planejamento da Prefeitura é entregar mais 24,4 quilômetros de ciclovias no próximo ano

Publicado em 09/11/2015 às 11:38

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Praia Grande possui 78,9 quilômetros de ciclovia ativa no munícipio. É a maior da Baixada Santista em tamanho, tendo 53,9 quilômetros a mais que a segunda colocada, Guarujá. Entretanto, as críticas ouvidas por cidadãos da Ilha de Santo Amaro não se repetem.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Admirada pelos usuários do sistema, a ciclovia situada ao lado da Via Expressa Sul foi destacada pela sinalização. “Aqui tem muita placa pedindo atenção a quem pedala. As pistas são divididas for faixas pintadas em todo espaço que eu utilizo. Acho boa”, comentou o estudante Jefferson Campos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Baixada encosta na Capital em violência por habitante

• Inscrições para Etecs terminam amanhã

• Ponte Pênsil é entregue sem iluminação adequada

No local, sobraram críticas para os motoristas. “Só é ruim quando precisa atravessar esses cruzamentos ou descidas de carro da outra pista. Tem gente que não respeita. Já fui cortado por carro aqui e precisei descer da bicicleta pra não ser atingido”, disse o pedreiro José Luiz Santos.

Na Avenida Presidente Kennedy, que possui a ciclovia instalada no canteiro central, tem munícipe que utiliza o espaço para se exercitar. “É boa. Eu venho aqui para pedalar um pouco. Ela fica no meio da pista, então não tem ninguém invadindo. Raramente um pedestre sai atravessando o caminho. É tranquilo”, falou a dona de casa Maria Clara Siqueira.

Continua depois da publicidade

Praia - Usuários do local citaram a falta de segurança em alguns trechos (Fotos: Luiz Torres/DL)

Já no equipamento que acompanha a orla da praia, alguns trechos estão sujos devido a reformas realizadas pela Prefeitura. Entretanto, a sinalização foi reforçada no local. A enfermeira Roberta Castro chamou atenção para a falta de segurança. “Já viu aquele vídeo do pai desesperado pra tirar o filho da bicicleta enquanto o bandido puxava? Tem trechos que são desertos aqui. Fica perigoso para sair andando de bicicleta de forma tranquila. Sempre olho ao redor”.

Outro pedido da população é uma melhoria na interligação entre as ciclovias. “Elas são boas, mas é ruim ter que se meter pelas ruas para chegar até a outra. Seria legal se existisse uma faixa que levasse de uma ciclovia para outra. Mas isso também não é nada demais”, disse o aposentado Augusto Ribeiro.

Continua depois da publicidade

Mais 24,4 quilômetros

Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que ainda deve entregar outros 24.400 metros de ciclovias que estão em projeto ou obras. Esses trabalhos atenderão aos bairros Anhanguera, Vila Sônia, Maracanã, Caiçara, Flórida, Real e Solemar.

Alfinetada - Ciclistas criticaram postura de motoristas na Via Expressa Sul

Continua depois da publicidade

A Administração destacou que as manutenções das ciclovias são realizadas constantemente com reparos e limpeza. Sobre a possibilidade de melhorias na interligação entre as ciclovias, a Prefeitura ressaltou que a atualmente, os ciclistas de Praia Grande conseguem trafegar por todos os Bairros da Cidade através das ciclovias.

Por fim, a Administração também relembrou que a infraestrutura cicloviária de Praia Grande é uma das mais extensas do Brasil e que já recebeu, por quatro vezes, o troféu “Cidade Amiga da Bicicleta”.
 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software