Cotidiano

Expresso Fênix é escolhida para o serviço de transporte em Itanhaém

Empresa já vem prestando o serviço, em caráter emergencial, há cerca de um ano, no município

Nayara Martins

Publicado em 11/12/2021 às 08:35

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Atrasos constantes em diversas linhas de ônibus voltam a ser apontados por usuários de Itanhaém / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

A empresa vencedora da licitação e que será responsável pelo transporte urbano em Itanhaém é a Expresso Fênix, que já vem realizando o serviço há cerca de um ano, por meio de um contrato emergencial com a Prefeitura do município. O contrato 212/2021 e a ordem de serviço foram assinados em 26 de novembro deste ano. O prazo é de 15 anos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A empresa vencedora da licitação e que será responsável pelo transporte urbano em Itanhaém é a Expresso Fênix, que já vem realizando o serviço há cerca de um ano, por meio de um contrato emergencial com a Prefeitura do município. O contrato 212/2021 e a ordem de serviço foram assinados em 26 de novembro deste ano. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Dia da Padroeira de Itanhaém é comemorado com peregrinação e missa

• Prefeitura de Itanhaém multa Sabesp em mais de R$ 1,2 milhão

• Itanhaém não realizará queima de fogos e shows no Réveillon

O contrato, firmado entre a prefeitura e a empresa Fênix, para a prestação de serviços de transporte coletivo urbano de passageiros prevê que será feito por ônibus e mini ônibus, por um prazo de 15 anos, a ser renovável uma única vez.

O valor estimado do contrato é de R$ 147.645890,28, o que corresponde a estimativa da receita da concessionária, computada pela multiplicação da tarifa técnica de remuneração fixada e multiplicada pela quantidade total de quilômetros previsto no edital. 

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Entre os principais critérios a serem cumpridos pela empresa para realizar o serviço de transporte estão: dispor de pessoal e equipamentos necessários para o serviço; fornecer à prefeitura todas as informações detalhadas conforme o contrato, além de permitir a fiscalização por meio da Secretaria de Trânsito e Segurança.

A Administração diz ainda que a qualidade dos serviços será avaliada mensalmente pela prefeitura. E caberá à prefeitura cobrar e fiscalizar a pontualidade no serviço dos itinerários e também da frota de veículos.

Continua depois da publicidade

Haverá uma reunião nesta segunda-feira (13), entre a empresa Fênix e a Secretaria de Trânsito e Segurança, com o objetivo de discutir todos os pontos do contrato.  

Atrasos

Atrasos constantes em diversas linhas de ônibus voltam a ser apontados por usuários de Itanhaém. A maioria deles depende do transporte urbano para se locomover, ir às compras ou ao trabalho, nos pontos das principais avenidas da região central e nos bairros da Cidade. 

Continua depois da publicidade

Uma das moradoras que depende de condução é a dona de casa Eixiliadora Porfírio, de 64 anos, que mora no bairro Jardim Oásis. Ela estava há mais de uma hora no ponto de ônibus, na última quarta-feira, 8, na avenida Condessa de Vimieiros, no centro.

“Estou na espera há mais de uma hora e, no período da tarde, é bem pior, pois já cheguei a ficar mais de duas horas no ponto de ônibus. Aos finais de semana é ainda pior. Acho que a empresa deveria colocar mais veículos para atender a população”, ressalta. 

A dona de casa lembra ainda “algumas linhas que também atrasam, são o Guapurá e o Mambú, este último só passa três vezes ao dia”.

Continua depois da publicidade

Outro usuário que reclama é o pedreiro João da Silva, de 52 anos, morador no bairro Gaivota. “Está muito difícil, a empresa teria que aumentar o número de linhas para atender os bairros. Chego a esperar mais de uma hora no ponto de ônibus para pegar o Gaivota via pista ou Gaivota via Cibratel. A passagem também é muito cara, sendo cobrada a R$ 3,75”, lamenta. 

Conforme a empresa, todas as linhas estão passando por reformulação para melhor atender os usuários. 

A Administração havia assinado um contrato, em caráter emergencial, com a empresa Expresso Fênix, no dia 5 de dezembro de 2020. O antigo contrato com a empresa Litoral Sul Transporte teve que ser encerrado no dia 4 de dezembro, porque a empresa não estava cumprindo com as cláusulas do contrato de concessão, firmado em junho 2017.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software