Cotidiano

Exportação eleva o preço da carne bovina

Baixa oferta de gado e a alta demanda internacional para exportação elevam preço e provocam mudanças no cardápio do brasileiro

Publicado em 15/11/2015 às 10:45

Compartilhe:

Muitos brasileiros estão mudando o cardápio na mesa. Isso porque há um ano o boi gordo não apresentava um aumento tão representativo como em outubro de 2015. Em 12 meses, a carne bovina já acumula aumento real de 8,5% (acima da inflação) no atacado da Grande São Paulo.

Um dos motivos para esse aumento é a falta de boi para atender o consumo dos brasileiros e para cumprir os contratos de exportação. Um levantamento divulgado no último dia 11 pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) apontou que em outubro a exportação brasileira de carne bovina alcançou o melhor resultado do ano. Foram exportadas 138,7 mil toneladas de carne, com faturamento de US$ 557,3 milhões.

Com mais exportações, diminui a quantidade de carne para o consumo interno dos brasileiros, o que impacta no preço para o consumidor. E o aumento já começou a ser sentido na Região. De acordo com o açougueiro Digenal dos Santos, o aumento no preço da carne vermelha impulsionou a venda de carne suína e frango nos últimos meses. A mesma opinião é compartilhada por Sérgio Bernal, gerente de um açougue na Avenida Pedro Lessa, em Santos. Ele afirma que devido ao aumento do preço a venda de carne bovina caiu cerca de 15 a 20% nos últimos três meses, ao mesmo tempo em que a saída de carne suína e de frango aumentou 30% no mesmo período. 

Em outubro, a exportação brasileira de carne bovina alcançou o maior resultado do ano (Foto: Matheus Tagé/DL)

Bernal acredita que, além do aumento da exportação, a crise também afeta o bolso dos brasileiros. “Todo mundo está fazendo cortes. Alimentação é algo que não dá para ficar sem, mas as pessoas estão se adaptando. Quem comia 1kg de carne bovina está comendo 700g”.

Para fugir dos preços altos, a dona de casa Regina Fernandez procura promoções para economizar. “A saída é pesquisar bastante em açougues e mercados. Mas ficar sem carne está fora de cogitação”, diz Regina.

Uma outra maneira de economizar é optar por outros tipos de carne. Essa foi a solução que o caminhoneiro Ricardo Tarraça adotou para escapar da alta. ”Não está compensando comprar só carne bovina. O jeito é ir intercalando com frango e peixe. Até mesmo o tradicional churrasco de domingo está pesando. Vale mais a pena comer fora”, finaliza.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Litoral brasileiro tem praia calma, com água rasa e mirante especial; conheça

O Diário do Litoral te explica como chegar nessa maravilhosa opção de lazer e diversão

Diário Mais

Wi-Fi está chegando ao fim e nova forma de se conectar a internet vem aí; conheça

Tecnologia ainda parece recente e moderna, mas já está com os dias contados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter