Crianças e comissão técnica composta de ex-atletas profissionais batem papo / Divulgação/Galáticos Futsal
Continua depois da publicidade
Três ex-jogadores profissionais de futsal e futebol decidiram se unir e fundar o "Galáticos Futsal", um projeto social sem fins lucrativos que atende crianças carentes do bairro do Pae Cará, em Vicente de Carvalho, desde setembro de 2022. E, mesmo com pouco tempo de trabalho, alguns títulos conquistados vieram para mostrar a solidez, comprometimento e qualidade da ação.
Rafael Antônio Calazans, de 38 anos, é ex-jogador profissional com passagem pelo Santos e coordenador e presidente do Galáticos Futsal e um dos idealizadores do projeto. Segundo ele, o principal objetivo é tirar as crianças da rua e ensiná-las os benefícios do esporte através da disciplina, coragem e foco.
Continua depois da publicidade
"Esse é o nosso intuito. Mais do que, claro, descobrir novos talentos, queremos que essa molecada pratique esporte, saia das ruas e desenvolva um espírito saudável de competição, sempre com muita disciplina e boas notas na escola", explica.
Atualmente o Galáticos Futsal abraça crianças dos 10 aos 13 anos. Mas, se tudo der certo, segundo Calazans, até o meio do ano garotos e garotas a partir dos 8 anos também poderão participar. "Se Deus quiser abriremos a nossa escolinha e, com isso, ampliaremos o número de crianças aqui conosco", planeja.
Continua depois da publicidade
Mesmo com poucos meses de trabalho, as equipes de competição montadas já ganharam uma Copa Gremetal (a mesma que revelou Diego, Robinho, Neymar e outros), a Copa MV de São Vicente e ficaram com o 2º lugar da Copa do Guarujá.
"Cada um tem a sua vida e, após o expediente, nos dedicamos a isso. É muito gratificante trabalhar com essas crianças e passar a nossa experiência profissional para eles", conta Carlos Eduardo Freitas Campanha, 37 anos, ex-jogador de futsal da seleção brasileira que também faz parte da comissão do Galáticos.
Como os recursos ainda são poucos, as equipes de competição treinam em três lugares: terças e quintas na quadra de uma igreja evangélica localizada no mesmo bairro; às sextas-feiras na quadra de uma escola estadual; e, às segundas, na praia.
Continua depois da publicidade
"O esporte é transformador. Quando conversamos com esses meninos e damos instruções, conselhos e orientações, estamos fazendo um papel social muito forte. A nossa experiência, atrelada à vontade deles de vencer só poderia resultar em uma fórmula que tem tudo para dar certo", comemora Jean Carlos Marques Mendonça, 42 anos, ex-jogador de campo também do Santos F.C., Palmeiras e outros clubes do interior de São Paulo.
Para manter o Galáticos Futsal, toda a comissão e diretoria, composta por oito membros, tira os recursos do próprio bolso, e contam com pequenas ajudas de alguns comerciantes da cidade. E se você quiser - e puder - colaborar com eles, basta entrar em contato com o próprio Rafael Calazans, através do telefone 13 99796-0609 (que também é Whatsapp).
Para acompanhar todo o trabalho profissional deles, basta clicar aqui e seguí-los no Instagram.
Continua depois da publicidade