A programação, que começa às 14h, inclui debates, palestras e painéis voltados para empresários / Divulgação
Continua depois da publicidade
O impacto da economia azul para o desenvolvimento sustentável da Baixada Santista será pauta do evento Blue Economy Santos, que acontece nesta quinta-feira (24), na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), localizada na Rua Arthur Porchat de Assis, 47, no Boqueirão, em Santos.
A programação, que começa às 14h, inclui debates, palestras e painéis voltados para empresários, gestores públicos e o público em geral interessado em práticas econômicas sustentáveis.
Continua depois da publicidade
A economia azul, que foca no uso sustentável dos recursos aquáticos, tem atraído cada vez mais atenção, especialmente em cidades portuárias como Santos. Conforme destaca o vice-presidente de Transformação Industrial da RethinkingWorks, Gerson Secomandi, a economia oceânica tem um papel crucial no desenvolvimento global.
“Os oceanos, mares e zonas costeiras contribuem para a segurança alimentar e a erradicação da pobreza. Mais de três bilhões de pessoas usam os oceanos para se sustentar e 80% do comércio mundial ocorre nos mares. A economia oceânica mundial é avaliada em cerca de US$ 1,5 trilhão por ano, tornando-se a sétima maior economia do mundo. AEAS e RethinkingWorks estão muito motivadas por contribuir no apoio da realização de tão importante programa, Blue Economy Santos”.
Continua depois da publicidade
O evento será conduzido pelos mestres de cerimônia Gerson Secomandi e Paulo Schiff. O presidente da AEAS, Marcos Teixeira, fará a abertura oficial, ao lado de autoridades da Capitania dos Portos e Marinha do Brasil. Em seguida, será realizada uma mesa redonda para discutir o impacto da economia azul na região, com a participação de Áureo Figueiredo e Mathias Mangels.
A CEO do Juicyhub, Ludmilla Rossi, ressalta o papel fundamental das cidades litorâneas nesse cenário. “Cidades com contato com a linha d’água têm um potencial multiplicado de atração e retenção de talentos. São cidades magnéticas, focadas em oportunidades variadas, qualidade de vida e contato com a natureza”, destaca Ludmilla, que estará ao lado do CEO da ModalGR, Danilo Abbondanza, e do sócio-fundador da Nunes Projetos Incentivados, Diego Nunes, no painel do Movimento ODS Santos 2030.
O evento é inspirado nos conceitos de economia azul de Gunter Pauli, que estará presente por meio de um vídeo gravado especialmente para o evento, Gunter conhecido por seus projetos oceânicos. Os especialistas Mathias Mangels e o professor Lucio Brusch abordarão a temática com soluções globais e locais para a preservação dos ecossistemas marinhos.
Continua depois da publicidade
Um dos destaques será o painel sobre o Manifesto ESG do Porto de Santos, que promove práticas de sustentabilidade no ecossistema local. O superintendente de Governança, Riscos e Compliance da Autoridade Portuária de Santos (APS), Cláudio Bastos, enfatiza o impacto positivo do manifesto:
“O Manifesto ESG do Porto de Santos tem contribuído para ativar o ecossistema de sustentabilidade e inovação da região, constituindo uma governança multinível favorável à cocriação de projetos por múltiplas partes”.
Outro painel discutirá a aplicação dessas práticas em micro e pequenas empresas. O gerente de Negócios e Práticas ESG do Instituto Nova Maré, Nycolas Gomes, reforça a importância da capacitação.
Continua depois da publicidade
“O Manifesto ESG das MPEs visa capacitar micro e pequenos negócios para trilhar a jornada da sustentabilidade de forma estratégica, preparando-os para contribuir com a economia de Santos, que abriga o maior porto da América Latina”.
No painel das micro e pequenas empresas, o Sebrae também apresentará a visão integrada do Corredor Azul. “A iniciativa busca promover o desenvolvimento econômico através do empreendedorismo e da inovação, mas de forma sustentável e inclusiva, reconhecendo e fortalecendo os diversos setores ligados à economia azul em nossa região”, sintetiza o consultor de Negócios do Sebrae, Márcio Cruz.
O evento encerrará com uma discussão sobre os próximos passos do Blue Santos, liderada por Pedro Brito e Mathias Mangels. O programa reúne visionários e autoridades comprometidas com um futuro mais azul e próspero para a cidade. Além disso, está prevista uma celebração dos 87 anos da AEAS.
Continua depois da publicidade
14h – Abertura e Boas-Vindas – Marcos Teixeira (Aeas). Autoridades presentes, Capitania dos Portos e Marinha do Brasil
14h20 – Debate: Conceito e Impacto da Economia Azul na Baixada Santista. Apresentação e Mesa Redonda com Áureo Figueiredo (Diretor da AEAS e Unisanta) e Mathias Mangels (Presidente – RethinkingWorks). Moderação: Douglas Gonçalves
14h45 – Inspiração Global – Gunter Pauli (Programas Oceânicos). Comentários: Mathias Mangels e Prof. Lucio Brusch (Presidente da Fundação ZERI Brasil)
Continua depois da publicidade
15h30 – Apresentação de Integração de Coletivos ODS e ESG – Fábio Tatsubô
15h30 – Painel Movimento ODS Santos: Economia Criativa, Inovação e Leis Incentivadas. Participantes: Diego Nunes (Nunes Incentivados), Ludmilla Rossi (Juicyhub), Danilo Abbondanza (ModalGR). Moderação: Arminda Augusto (A Tribuna)
16h15 – Manifesto ESG APS – Caio Moretti (Superintendente de Relações Educacionais e Culturais). Moderação: Marco Santana (curador do Seminário Empreendedorismo, Inteligência Artificial e Redes Sociais)
Continua depois da publicidade
17h – Painel Corredor Azul e Manifesto ESG das Micro e Pequenas Empresas. Participantes: Thalita Cardoso (Corredor Azul – Sebrae Santos), Nycolas Gomes (Instituto Nova Maré) e Daniel Branco (CEO Vister Pay). Moderação: Nilson Regalado (Diário do Litoral)
17h45 – Enquete e Debates sobre o Propósito e as Missões do Programa Blue Santos. Participantes: Eduardo Lustoza (Diretor de Portos da AEAS) e Mathias Mangels (RethinkingWorks)
18h30 – Governança do Programa e Próximos Passos – Pedro Brito (vídeo). Apoio: Mathias Mangels
Continua depois da publicidade
19h – Encerramento e Comemoração dos 87 anos da AEAS – Marcos Teixeira