Continua depois da publicidade
Europeus fazem hoje (17) e amanhã o maior exercício antiterrorista realizado no continente, reunindo forças especiais de nove países que integram a União Europeia, com testes e simulações de reações a eventuais ataques terroristas. O objetivo é mostrar reação em caso de ataques simultâneos nos países que participam da atividade.
A Comissão Europeia informou que estão envolvidas forças especiais da Áustria, da Bélgica, da Irlanda, da Itália, da Letônia, da Eslováquia, da Espanha, da Suécia e da Romênia.
Continua depois da publicidade
O exercício faz parte da atividade denominada Desafio Comum, no âmbito da rede Atlas – a associação formada por unidades policiais especiais dos 27 Estados-membros da União Europeia para melhorar a cooperação e a troca de práticas.
A simulação de exercícios militares ocorre dois dias depois das explosões em Boston, nos Estados Unidos, ao final da maratona da cidade, que provocaram três mortes e 176 feridos. As autoridades norte-americanas suspeitam que as explosões foram causadas por atos terroristas.
Continua depois da publicidade
“A luta contra o terrorismo é um dos desafios da nossa segurança interna. O terrorismo não conhece fronteiras. Acredito que a cooperação entre as autoridades policiais na Europa é agora mais necessária que nunca”, disse a comissária europeia dos Assuntos Internos, Cecilia Malmstrom.