Cotidiano

EUA têm 135% mais moradores de rua que Brasil e população é só 60% maior; entenda

Dados oficiais mostram que os Estados Unidos têm 0,23% de sua população morando nas ruas, enquanto Brasil registra 0,15% de sem-teto

Nilson Regalado

Publicado em 12/01/2025 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A pobreza e a desigualdade social dispararam nos últimos dois anos nos EUA / Imagem de Freepik

Continua depois da publicidade

Os Estados Unidos continuam sendo a maior economia do mundo, isso ninguém discute. Segundo projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI), o total de riquezas geradas ao longo de 2024 (PIB) nos EUA deve somar US$ 29,1 trilhões.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Mas, essa riqueza dá sinais de estar cada vez mais concentrada, enquanto a pobreza e a desigualdade social dispararam nos últimos dois anos. Dados divulgados no final de 2024 pelo Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD, na sigla em inglês) revelaram que 771,4 mil pessoas viviam nas ruas das principais cidades dos EUA.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Percentual de pessoas em situação de pobreza cai para 31,6% em 2022

Com inflação persistente e altos preços dos imóveis, os Estados Unidos registraram crescimento de 18% no contingente de moradores de rua na comparação com 2023. Isso representa 23 ‘homeless’ (sem-teto) para cada grupo de dez mil pessoas no País. Talvez esse desalento com a Economia explique, pelo menos em parte, a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2024.

Aqui, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social estimou 308 mil sem-teto em agosto de 2024. Mas, o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua atualizou esses dados em dezembro.

Continua depois da publicidade

E o levantamento mais recente apurou que 327.925 viviam nas ruas do Brasil no final do ano passado, enquanto em dezembro de 2023 eram 261.653 pessoas nesta condição. O Observatório da População de Rua é vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O levantamento do Observatório da UFMG levou em consideração dados do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), que reúne os beneficiários de políticas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O CadÚnico serve como indicativo das populações em vulnerabilidade social para calibrar os repasses de verbas federais aos municípios.

Ou seja, cruzando as informações oficiais do governo norte-americano com os dados coletadas pela Universidade Federal de Minas Gerais, fica evidente que os Estados Unidos têm 135,25% mais moradores de rua que o Brasil.

Continua depois da publicidade

Mas, a população dos Estados Unidos é maior que a do Brasil!

Fato!

Estimativas do Census Bureau, espécie de IBGE norte-americano, indicam que 340 milhões de cidadãos viviam nos EUA em 2024.

Aqui, projeções do IBGE apontam que há 212 milhões de pessoas nos 27 estados brasileiros.

Continua depois da publicidade

Ou seja, a população norte-americana é ‘apenas’ 60,37% superior à do Brasil.

Mas, o número de ‘homeless’ por lá é 135,25% maior que a quantidade de moradores de rua do Brasil.

Percentual da População

Mais do que os números absolutos, a comparação em termos percentuais evidencia que a situação dos ‘homeless’ é mais crítica que a dos sem-teto no Brasil.
Cruzando os dados do Census Bureau e do HUD com os números do IBGE e do Observatório da UFMG, a conclusão é que 0,2267% da população norte-americana vivia nas ruas em 2024.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, no Brasil esse contingente era de 0,1547% no ano passado.

Muito a melhorar

Porém, o balanço divulgado pelo Observatório da UFMG mostra que o número de pessoas vivendo em situação de rua em todo o Brasil aumentou 25% em um ano, saltando de 261.653 em dezembro de 2023 para os 327.925 do final de 2024.

Mais: o número apurado em dezembro de 2024 foi 14 vezes superior ao registrado onze anos antes, quando havia 22.922 pessoas sem-teto no País. 

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software