Continua depois da publicidade
Os Estados Unidos emitiram um alerta global de viagem por causa de uma ameaça feita pela rede terrorista Al-Qaeda. O Departamento de Estado disse que o potencial para ações terroristas é particularmente forte no Oriente Médio e no norte da África.
Segundo o comunicado, um ataque pode acontecer na península arábica ou ser proveniente desta região. O documento diz que a Al-Qaeda e suas organizações afiliadas "continuam a planejar ataques terroristas tanto na região quanto em outras áreas".
Continua depois da publicidade
De acordo com o texto "terroristas podem escolher usar uma série de meios e armas e atacar interesses oficiais e privados", além de lembrar os cidadãos norte-americanos a respeito da "possibilidade de os terroristas atacarem sistemas de transporte público e infraestrutura de turismo".
O Departamento de Estado recomenda aos cidadãos norte-americanos que "registrem seus planos de viagem junto à sessão consular da embaixada dos Estados Unidos, por meio do site de registro do Departamento de Estado".
Continua depois da publicidade
O alerta de viagem foi feito um dia depois de os Estados Unidos anunciarem que fecharão suas embaixadas e consulados em todo o mundo muçulmano no domingo, embora a medida possa ser estendida. Na lista dos EUA divulgada nesta sexta-feira, constam que 17 embaixadas, entre elas, Bagdá, Cairo e Riad e quatro consulados permanecerão fechados no domingo por causa de ameaça da rede extremista Al-Qaeda.
No Reino Unido, a Secretaria de Exterior anunciou hoje que sua embaixada no Iêmen ficará fechada nos dias 4 e 5 de agosto "por precaução". A chancelaria britânica menciona a existência de "uma elevada ameaça terrorista no Iêmen" e conclama seus cidadãos a terem cuidado. "Fiquem particularmente atentos durante o Ramadã, período no qual as tensões podem se acentuar", dizia a nota.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade