Cotidiano

EUA e Turquia assinam acordo para treinar e equipar oposição moderada Síria

Em declarações aos jornalistas, o chefe da diplomacia turca disse que o acordo foi assinado pelo vice-secretário do Ministério dos Negócios Estrangeiros turco, Feridun Sinirlioglu

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 19/02/2015 às 19:47

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Os Estados Unidos e a Turquia assinaram acordo para treinar e equipar a “oposição moderada” da Síria, anunciou hoje (19), em Ancara, o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em declarações aos jornalistas, o chefe da diplomacia turca disse que o acordo foi assinado pelo vice-secretário do Ministério dos Negócios Estrangeiros turco, Feridun Sinirlioglu, e o embaixador dos Estados Unidos em Ancara, John Bass.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• MEC libera R$ 119 mi para regularizar pagamentos do Pronatec

• Dois fortes ciclones se aproximam do norte da Austrália

• Vaticano recebe católicos gays em audiência com Francisco

Segundo o ministro turco, as forças a serem equipadas e treinadas vão lutar contra o regime do presidente sírio, Bashar Al Assad, e contra o grupo Estado Islâmico e outros terroristas.

Segundo informações divulgadas na imprensa, os norte-americanos vão fornecer o equipamento e a Turquia o treinamento dos membros do Exército da Síria Livre, em grupos de 100 homens, na província de Kirsehir, Anatólia, por períodos de três meses.

Continua depois da publicidade

Fontes do Pentágono calculam que vão ser formadas 1.200 pessoas durante a duração do programa, que começa em março.

O programa de equipamento e treino vai decorrer durante três anos e poderá incluir outros países, nomeadamente Jordânia e Arábia Saudita, para preparar no total cerca de 15 mil pessoas.

“Há muito para fazer. Nos países vizinhos e em outras partes do mundo, vivem-se situações caóticas. Acreditamos que podemos marcar a diferença trabalhando juntos”, disse Sinirlioglu.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software