Continua depois da publicidade
Uma reunião entre o secretário de Estado, John Kerry, e o ministro de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, ajudou a reduzir as tensões entre Brasil e os EUA derivadas das atividades de espionagem praticada pelos americanos, informou, a subsecretária de Estado Roberta Jacobson.
"Foi uma reunião importante para nós", afirmou Jacobson à imprensa logo após o encontro nesta sexta-feira. "Uma reunião muito produtiva, o que demonstra a amplitude de nossa agenda com o Brasil e nosso desejo de assegurarmos que seguimos avançando na agenda substancial que mantemos, enquanto trabalhamos com esse processo de revisão."
Jacobson, que esteve presente no encontro, não forneceu detalhes sobre o que foi tratado entre as autoridades.
A reunião ocorreu três dias após a presidenta Dilma Rousseff ter feito duras críticas aos Estados Unidos pelas atividades de espionagem, em seu discurso na Assembleia Geral da ONU.
Continua depois da publicidade
Jacobson destacou que o presidente Barack Obama quer trabalhar com países aliados para assegurar-se de que este tema não vai afetar outros assuntos bilaterais e para garantir, também, a segurança nacional dos Estados Unidos. "O objetivo fundamental no desejo do presidente de revisar nossa postura sobre o tema está em como resolver as preocupações de nossos aliados."
Continua depois da publicidade