Cotidiano

Estudo aponta milhares de bactérias vivendo em micro-ondas; entenda

Pesquisa foi realizada pelo Instituto de Biologia Integrativa de Sistemas da Universidade Valência

Igor de Paiva

Publicado em 15/08/2024 às 11:45

Atualizado em 15/08/2024 às 12:17

Compartilhe:

Os cientistas encontraram diversas comunidades bacterianas do gênero filos / Matilda Wormwood/Pexels

Você está correndo um sério risco na sua cozinha ao esquentar suas refeições, caro leitor do Diário do Litoral. Com a incrível capacidade de esquentar a sua comida, o micro-ondas elimina diversas bactérias dos alimentos. No entanto, o interior do seu forno pode conter um grande universo microbioma único e próprio. 

A informação foi confirmada pela equipe de pesquisadores do Instituto de Biologia Integrativa de Sistemas (I2SysBio) da Universidade de Valência. 

Com o sequenciamento de última geração dos seres e o cultivo de bactérias, eles analisaram minuciosamente 30 fornos de micro-ondas, divididos em três grupos: Produtos usados em grandes espaços, uso em laboratório e em casa.

O resultado foi surpreendente. Os cientistas encontraram diversas comunidades bacterianas do gênero filos. Entre elas, estão as  Proteobacteria, Firmicutes, Actinobacteria e Bacteroidetes, que também são encontradas na pele humana. 

Desse modo, foi notado que o contato direto das pessoas interferem nessa produção. Nos outros casos, como o dos aparelhos usados em laboratório, foram encontrados seres microscópicos que resistem à radiação e ao calor. 

Agora, o experimento continua e no futuro as pesquisas futuras podem ter aplicações fundamentais para o avanço da biotecnologia, ciência que utiliza e aplica os conceitos da moderna engenharia genética na geração de novos produtos na agricultura, nos processos industriais ou na medicina.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Descubra 5 praias secretas no litoral de SP

Para fugir das multidões, descubra lugares poucos explorados no litoral de São Paulo

Diário Mais

Veja destinos imperdíveis no interior de SP

Caso esteja pensando em viajar, confira essas dicas oferecida pelo Diário do Litoral

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter