Estudo aponta milhares de bactérias vivendo em micro-ondas; entenda

Pesquisa foi realizada pelo Instituto de Biologia Integrativa de Sistemas da Universidade Valência

Igor de Paiva

Publicado em 15/08/2024 às 11:45

Atualizado em 15/08/2024 às 12:17

Os cientistas encontraram diversas comunidades bacterianas do gênero filos / Matilda Wormwood/Pexels

Você está correndo um sério risco na sua cozinha ao esquentar suas refeições, caro leitor do Diário do Litoral. Com a incrível capacidade de esquentar a sua comida, o micro-ondas elimina diversas bactérias dos alimentos. No entanto, o interior do seu forno pode conter um grande universo microbioma único e próprio.

A informação foi confirmada pela equipe de pesquisadores do Instituto de Biologia Integrativa de Sistemas (I2SysBio) da Universidade de Valência.

Com o sequenciamento de última geração dos seres e o cultivo de bactérias, eles analisaram minuciosamente 30 fornos de micro-ondas, divididos em três grupos: Produtos usados em grandes espaços, uso em laboratório e em casa.

O resultado foi surpreendente. Os cientistas encontraram diversas comunidades bacterianas do gênero filos. Entre elas, estão as  Proteobacteria, Firmicutes, Actinobacteria e Bacteroidetes, que também são encontradas na pele humana.

Desse modo, foi notado que o contato direto das pessoas interferem nessa produção. Nos outros casos, como o dos aparelhos usados em laboratório, foram encontrados seres microscópicos que resistem à radiação e ao calor.

Agora, o experimento continua e no futuro as pesquisas futuras podem ter aplicações fundamentais para o avanço da biotecnologia, ciência que utiliza e aplica os conceitos da moderna engenharia genética na geração de novos produtos na agricultura, nos processos industriais ou na medicina.