Cotidiano

Estudantes da USP vencem competição internacional

Os brasileiros montaram uma escala de tempo que é capaz de reduzir a carga de trabalho dos carregadores de bagagem do aeroporto em até 30%

Publicado em 17/06/2013 às 10:19

Compartilhe:

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Airbus premiam hoje (17), com 30 mil euros e um curso, cinco estudantes da Universidade de São Paulo (USP), durante cerimônia em Paris, na França. Eles  venceram o prêmio Airbus Fly Your Ideas, uma competição mundial, com o projeto que apresenta um novo sistema de descarga para compartimentos de aviões.

Para desenvolver o projeto, os brasileiros montaram uma escala de tempo que é capaz de  reduzir a carga de trabalho dos carregadores de bagagem do aeroporto em até 30%. O projeto baseia-se na forma como se conta o tempo nos jogos de hóquei no gelo em três períodos – de 20 minutos cada, separados por dois intervalos de 15 minutos.

A equipe brasileira vitoriosa é formada por Marcos Philipson, Leonardo Akamatsu, Adriano Furtado, Caio Reis e Henrique Corazza. O segundo lugar da competição ficou com a equipe de estudantes da Austrália, do  Royal Melbourne Institute of Technology. Os australianos desenvolveram projeto para uso de um gás natural nas aeronaves.

O vice-presidente executivo de Engenharia da Airbus, Charles Champion, elogiou a originalidade do projeto dos brasileiros. Segundo ele, pela proposta será possível reduzir em 30% o tempo para o recolhimento das bagagens. De acordo com a Unesco e a Airbus, a competição envolveu mais de 600 equipes de todo o mundo, que buscaram apresentar respostas aos desafios previstos para a aviação no século 21.

Os projetos foram avaliados por 60 especialistas da Airbus que observaram a qualidade, os benefícios ambientais e o nível de inovação das propostas. A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, disse que a diversidade de ideias dos estudantes é uma “grande fonte de inspiração” e que a parceria com a Airbus é a busca de novos projetos na tentativa do transporte sustentável.

Além do prêmio em dinheiro, os estudantes brasileiros ganharam uma semana de aulas e  treinamentos oferecida pela Airbus. Ao final da competição, apenas cinco equipes foram selecionadas. O júri foi comandado por Charles Champion, vice-presidente executivo de Engenharia da Airbus.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Há 27 anos, tragédia em travessia de balsa no litoral de SP fazia o Brasil chorar

Quatro funcionários de uma mesma empresa morreram juntos, sem chance de se salvar

Diário Mais

Você sabe por que os cadáveres do Titanic nunca foram encontrados?

Diversas teorias foram criadas ao longo dos anos para explicar a ausência dos restos mortais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter