Cotidiano

Estudante de Itanhaém publica livros sobre aulas de Direito

O objetivo principal é facilitar o estudo de estudantes nas aulas da faculdade de Direito, em Santos

Nayara Martins

Publicado em 12/04/2025 às 07:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O objetivo principal, segundo ele, é para facilitar o estudo na área de Direito / Nayara Martins

Continua depois da publicidade

“Anotações de um estudante de Direito”. Esse é o título dos quatro livros que falam sobre as anotações de matérias nas aulas do curso de Direito. A ideia surgiu do estudante de Direito João Piel Neto, de 20 anos, que está cursando o 5º semestre na Faculdade de Direito, da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), em Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os quatro livros já foram publicados, em janeiro deste ano, pela editora Uiclap.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Advogada explica como casos como o do herdeiro do Itaú afetam as mulheres

João explica que a ideia surgiu com as anotações feitas durante as aulas sobre as matérias, no curso de Direito na ESAMC. Entre as principais matérias destacam-se Direito Penal, Direito Civil, Teoria geral, entre outras.

“Comecei a fazer algumas anotações de forma que pudesse entender melhor em uma linguagem acessível, pois no Direito a linguagem é muito específica. Nos primeiros semestres, fazia exemplos nerds, com anotações e ilustrações, para conseguir entender melhor a matéria”, explica.

Continua depois da publicidade

O objetivo principal, segundo ele, é para facilitar o estudo na área de Direito.  

“Além de ser uma fonte de escrita, também é uma fonte de estudo, pois consigo revisar todo o conteúdo do semestre”, frisa.    

Cada livro aborda o conteúdo de cada semestre, com todas as matérias do curso de Direito. Os conteúdos foram sendo registrados diariamente e, a cada semestre, João já tinha todas as anotações.

Continua depois da publicidade

“A melhor forma de aprendizado vai da visão, da audição e do tato, além da memória”, salienta.

O estudante alerta ainda “mesmo com o conteúdo dos livros, os estudantes devem ler as leis nas diversas áreas de Direito. A leitura dos livros nos auxiliam para entender os principais fundamentos das leis”.

Retorno

Além de facilitar os estudos, João está recebendo um retorno financeiro com as vendas dos exemplares, o que ajuda a custear os gastos com a faculdade e o transporte para ir a Santos. 

Continua depois da publicidade

Hoje, ele está vendendo os quatro títulos aos alunos matriculados em semestres anteriores, no curso de Direito da Esamc, em Santos.

“Já vendi os títulos para diversos colegas do curso, eles acreditaram no meu trabalho e compraram os livros físicos e digitais”, destaca.   

João foi quem montou os capítulos dos livros, com os textos e as ilustrações, além de fazer a revisão, a edição e a capa. A editora Uiclap faz a impressão por encomenda.

Continua depois da publicidade

Todos os livros têm o mesmo título e são divididos por capítulos, conforme os conteúdos de cada semestre.

O estudante já está trabalhando para lançar o 5º livro “Anotações de um estudante de Direito”, para o final do 5º semestre deste ano.

Os títulos estão à disposição do público nas versões digitais e impressa. Podem ser encontrados no site da Amazon, com o valor a R$ 50,00 mais o frete e, ainda, na editora Uiclap, por R$ 40,00.

Continua depois da publicidade

Futuro

João revela que ainda está analisando o que vai seguir após se formar em Direito. E decidir se irá atuar na área como advogado ou vai prestar concurso em nível federal.

O estudante também se identifica bastante com os livros e e-books. “Minha intenção é continuar publicando os livros a cada semestre. Até o final do curso serão 10 livros”, completa.

 Ele já está escrevendo um livro sobre ficção e elaborou outro na área de RPG.

Continua depois da publicidade

Atualmente, João trabalha na loja da família, que oferece videogames e fantasias de personagens de cosplay e do universo geek, no centro de Itanhaém.           

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software