Cotidiano
Segundo a Ecovias, trecho tem sido alvo de uma sequência de ataques criminosos que resultaram no furto massivo de cabos e equipamentos
A Ecovias afirmou que a reposição de todos itens vandalizados está em andamento / Divulgação/Ecovias
Continua depois da publicidade
Desde abril, quando os túneis 13 e 14 da Rodovia dos Imigrantes foram vandalizados e estão até hoje sem energia, as equipes da Ecovias têm trabalhado para normalizar a situação. Entretanto, segundo informado pela concessionária, o trecho, no sentido Capital, “tem sido alvo de uma sequência de ataques criminosos que resultaram no furto massivo de cabos e equipamentos”.
A Ecovias, responsável pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), afirmou ao Diário que a reposição de todos itens vandalizados está em andamento, não sendo possível ainda dimensionar o valor integral do prejuízo.
Continua depois da publicidade
A concessionária acrescenta ainda que, desde que iniciaram os episódios de vandalismo e furtos, reparos provisórios já foram iniciados por cinco vezes, mas os equipamentos voltaram a ser danificados. Além disso, o Policiamento Rodoviário efetuou duas prisões em decorrência dos furtos.
Conforme explicado, esses materiais são essenciais para a manutenção do sistema de iluminação.
Continua depois da publicidade
Devido à extensão e complexidade dos danos causados, o processo de reposição desses itens demanda mais tempo do que uma manutenção comum e está em curso.
A previsão é que seja iniciada a retomada parcial da iluminação a partir da segunda quinzena de junho, que será realizada em etapas até o completo restabelecimento do sistema.
Para assegurar a segurança viária dos motoristas que transitam pelos túneis afetados, a concessionária distribuiu painéis de mensagens variáveis (PMVs), móveis e fixos, em pontos estratégicos para alertar sobre o problema. A Ecovias recomenda que os motoristas mantenham os faróis baixos acesos e reduzam a velocidade ao passarem pelo trecho.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade