A Estrada de Ferro de Campos de Jordão liga o município a Pindamonhangaba / Divulgação
Continua depois da publicidade
Uma importante novidade na mobilidade brasileira promete fortalecer o turismo na região da Serra da Mantiqueira.
A Prefeitura de Pindamonhangaba recebeu o cronograma oficial do projeto do Complexo Turístico Ferroviário da Estrada de Ferro Campos do Jordão.
Continua depois da publicidade
Em resumo, o objetivo principal é modernizar os 47 quilômetros da linha férrea, com um investimento estimado em mais de R$ 500 milhões apenas para a primeira fase.
A Estrada de Ferro conecta a Estação de Capivari, em Campos do Jordão, à Estação Eugênio Lefèvre, em Santo Antônio do Pinhal, além de transportar turistas até Pindamonhangaba.
Continua depois da publicidade
Outros trechos considerados históricos também serão contemplados, como o Parque Reino das Águas Claras e Piracuama.
Ainda segundo o cronograma, a consulta pública ocorrerá ainda em abril. Em agosto, será feita a publicação do edital. Por fim, acontecerá o tão esperado leilão de concessão.
A Estrada de Ferro de Campos de Jordão liga o município a Pindamonhangaba e é utilizada exclusivamente para o transporte de passageiros, com foco no turismo que é um dos mais procurados no país.
Continua depois da publicidade
Pertencente ao Governo do Estado de São Paulo, sendo administrada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, entre o período de janeiro a outubro de 2019 chegou a transportar mais de 160 mil passageiros, seja no serviço de subúrbios ou nos turísticos.
Em 2021, o trecho de serra, que não operava desde 2017 devido à falta de segurança, foi alvo de furtos de cabos e vandalismo, resultando no roubo de 30 km de cabos.
Em 2024, o serviço continuava suspenso, e as únicas atividades comerciais da estrada eram os bondes turísticos em Campos de Jordão.