Continua depois da publicidade
Militantes do Estado Islâmico invadiram o famoso sítio arqueológico da cidade de Palmira, na Síria, na manhã desta quinta-feira, poucas horas depois de capturar a cidade, de acordo com autoridades. O temor é que eles comecem a destruir as colunas e artefatos que fazem parte do patrimônio histórico da Unesco, assim como fizeram em um sítio arqueológico no Iraque recentemente.
O grupo extremista vê as ruínas antigas como idolatria. Eles já saquearam e destruíram vários sítios históricos no Iraque, levantando temores sobre o destino de Palmira, um dos locais históricos mais conhecidos no Oriente Médio. O patrimônio mundial da Unesco é famoso pelas suas colunas de mais de dois mil anos atrás.
Continua depois da publicidade
A captura do cidade de Palmira na quarta-feira foi um triunfo importante para o grupo militante, apenas alguns dias depois de terem capturado o cidade estratégica de Ramadi, a maior província sunita do Iraque.
Com a tomada da cidade Palmira, as forças do governo entraram em colapso em meio aos ataques e soldados sírios foram vistos fugindo da região, disseram ativistas.
Continua depois da publicidade