Um incêndio destruiu parte do prédio e toda a instalação do Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo / Corpo de Bombeiros
Continua depois da publicidade
A estação da Luz da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) permanece fechada nesta quarta-feira (23) após um incêndio que destruiu parte do prédio e toda a instalação do Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo.
A alternativa será utilizar as estações Brás e Barra Funda para as interligações. Cerca de 300 mil pessoas utilizam a estação da Luz todos os dias.
Continua depois da publicidade
A estação serve como entroncamento de duas linhas do Metrô (1-azul e 4-amarela), e duas linhas da CPTM (11-coral e 4-rubi).
O fechamento da Luz refletiu nesta terça (22) na estação Brás que recebeu mais gente do que o normal.
Continua depois da publicidade
Sem previsão
Ainda não há previsão para a reabertura da estação da Luz aos passageiros das linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM. A decisão será conjunta entre engenheiros da companhia de trens, do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e da prefeitura.
São três hipóteses para o futuro da estação nos próximos dias. Mantê-la fechada, para os trens apenas passarem pela estação; abrir só acesso à rua Mauá; ou abri-la totalmente -esta última é a mais remota.
Continua depois da publicidade
Segundo a Defesa Civil, algumas obras de contenção deverão ser feitas para a reabertura. Testes feitos com trens trafegando em velocidade reduzida não constataram nenhuma anomalia.
Incêndio
Patrimônio histórico na região central de São Paulo, o complexo da estação da Luz -que engloba a estação homônima de transporte e o Museu da Língua Portuguesa- foi parcialmente consumido por um incêndio, na tarde da última segunda-feira (21)
Continua depois da publicidade
O bombeiro civil Ronaldo Pereira, 39, que trabalhava no local, fechado para visitas, morreu após parada cardiorrespiratória devido à fumaça.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas destruíram o segundo e o terceiro andares do prédio. O teto de madeira desabou. A estrutura da estação de trem, erguida em 1867, não sofreu dano.
"O museu foi totalmente afetado, é uma tragédia", afirmou o secretário do Estado da Cultura, Marcelo Araujo. Todo o acervo do local é digital e, de acordo com ele, conta com cópia de segurança.
Continua depois da publicidade
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que a estrutura será reconstruída. Autoridades começaram a investigar as causas do fogo. O museu e todo o complexo da estação da Luz não tinham aval dos bombeiros para funcionar.