Cotidiano

Espaço na praça é garantido aos camelódromos

Administração afirma que permissionários não precisarão paralizar os serviços durante as obras e que permanecerão após revitalização

Publicado em 19/08/2014 às 10:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Daniela Origuela

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Prefeitura de São Vicente garante que os permissionários do camelódromo, na Praça Coronel Lopes, no Centro, continuarão no espaço após a revitalização. O  chefe de gabinete da secretaria de Comércio, Enzo Marulli, também afirmou que os comerciantes não precisarão paralizar os serviços durante as obras. O Executivo encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal visando obter autorização para realizar uma Parceria Público-Privada (PPP) para a construção de um Centro Popular de Compras naquela área.

“O prefeito deixou bem claro que o local precisa passar por reformas. Do jeito que está não dá pra ficar. Ninguém ficará sem trabalhar. Todos terão seus espaços garantidos”, disse Marulli. A ideia da prefeitura teria sido exposta em reuniões realizadas na semana passada com permissionários no Paço Municipal.

Atualmente, o camelódromo conta com 114 permissionários. A ideia é atender também os 55 ambulantes cadastrados que trabalham na região central. ”Estamos pensando na segurança dos comerciantes e dos frequentadores do local, e também na criação de novas oportunidades”, ressalta Marulli.

Continua depois da publicidade

Segundo o chefe de gabinete, o projeto de revitalização não está definido. “A prefeitura não dispõe de recursos próprios para fazer as adequações necessárias, por isso, a necessidade de realizar uma PPP. Caso a autorização para celebrar o convênio seja aprovada, buscaremos as empresas interessadas em investir no local. Elas deverão apresentar os projetos”, disse. Marulli destaca que itens como a construção de banheiros, praça de alimentação, ampliação dos espaços e segurança deverão ser contemplados.

 Ideia é transformar o camelódromo da Praça Coronel Lopes em um Centro Popular de Compras (Foto: Matheus Tagé/DL)

Questionado sobre a possibilidade dos permissionários terem que pagar aluguel à empresa responsável pela revitalização, o representante da Secretaria de Comércio informou que a prefeitura deverá dar uma contrapartida ao investimento, porém a forma ainda não foi definida.

Continua depois da publicidade

A presidente do Sindicato dos Permissionários, Neli Ferreira, confirma as reuniões com o prefeito e o secretário de Comércio, mas ressalta a falta de projeto. “Eles não sabem o que querem e nem como vão fazer. Muita coisa ainda precisa ser respondida. Como querem aprovar algo sem ter projeto?”, questiona.

Câmara

O presidente da Câmara, Fernando Bispo (Pros), apresentou pedido de abertura de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para discutir a revitalização do camelódromo. A proposta deve ser pautada na próxima quinta-feira.

Continua depois da publicidade

“Vamos ter uma nova reunião com os permissionários nesta semana e nada será votado sem que haja uma discussão com os principais interessados”, garante Bispo.

O vereador Alfredo Martins (PT), presidente da comissão de Finanças e Orçamento disse que há divergências no entendimento da legislação. “Foi apresentando um substitutivo ao projeto de lei e ainda não há parecer. Estamos discutindo e avaliando a necessidade de adequações”, afirma.

A Câmara tem até 40 dias para votar o substitutivo.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software