Continua depois da publicidade
A rede municipal de ensino de Guarujá realiza programação diferenciada a partir desta segunda-feira (1º). A iniciativa da Secretaria de Educação se deve ao Dia Internacional do Autismo, comemorado nesta terça-feira, dia 2 de abril.
Em virtude ao dia marcante para a educação especial, as escolas municipais elaboraram momentos lúdicos, com orientação e conscientização aos pais, educadores e alunos sobre a importância da inclusão de crianças com necessidades especiais na escola e também à família na vida dessas pessoas.
Segundo a educadora da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Educação, Selma Vicente, o trabalho realizado nas escolas é baseado na orientação, conscientização e informação. “Os momentos lúdicos buscam apresentar ao público a importância da inclusão de crianças com autismo”, disse Selma, ressaltando que o primeiro passo para o auxílio dessas crianças é o conhecimento geral da deficiência.
Continua depois da publicidade
A decoração e as atividades focam na cor azul, que é o marco do diagnóstico. O fato se justifica porque a maioria das crianças que possui a deficiência é menino. Por esse motivo, a cor associada mundialmente ao sexo masculino se transformou em símbolo do autismo.
O autismo
É uma disfunção global do desenvolvimento. A alteração afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID).
Mais recentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.
Continua depois da publicidade