Cotidiano
Serão oferecidas aulas gratuitas para artistas da cidade que tenham ensino médio completo. O curso técnico gratuito de produção cultural vai beneficiar 80 pessoas
Continua depois da publicidade
Pessoas que desejam trabalhar profissionalmente com Cultura e Eventos terão a oportunidade de aprender a produzir espetáculos, formatar projetos culturais, atuando em diversos segmentos como música, dança, artes plásticas, artesanato e muitos outros. Trata-se da Escola de Produtores Culturais, formação inédita na Região. Serão oferecidas aulas gratuitas para artistas da cidade que tenham ensino médio completo.
As inscrições começam dia 24 de junho e ficam abertas até 8 de agosto. Os interessados podem procurar diretamente a sede da “Escola” que fica em uma das antigas casas do Parque Anilinas (Av. Nove de Abril, 2275 – entrada antiga), em Cubatão, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] .
Continua depois da publicidade
O curso vai formar 80 pessoas como produtores culturais nos dois primeiros anos, podendo estender as atividades. As aulas serão ministradas por professores do SENAC e o certificado será da instituição, reconhecido pelo Ministério da Educação, MEC. Os estudantes aprenderão nesse curso, desde os primeiros passos como a concepção de projetos culturais, informações sobre as leis de incentivo à Cultura (ProAC, Lei Rouanet), estratégias de captação de recursos para projetos culturais, até a organização e marketing de eventos. Haverá, ainda, apoio do SEBRAE, com atividades e palestras oferecidas aos alunos.
As aulas têm início no mês de agosto, de acordo com Viviane Veiga Távora, idealizadora do projeto, que também é produtora cultural e escritora. “Nossa ideia é qualificar o artista cubatense, oferecendo um curso de formação em produção de Cultura. A novidade proporciona a formação para o empreendedorismo, com a possibilidade de gerar renda para esses artistas”, afirma Viviane. O programa é coordenado pela Associação Arco-Íris de Misericórdia de Cubatão.
Continua depois da publicidade
Os artistas receberão material didático, contarão com um laboratório de informática para realização de trabalhos e pesquisas, uma biblioteca referência na área cultural com dezenas de títulos sobre o assunto, além de laboratórios de projetos culturais, onde colocarão em prática o que aprenderem em sala de aula. No decorrer das atividades, os estudantes poderão estagiar no Ponto de Cultura Arte no Dique e no Teatro do Kaos, além de eventos municipais. Os que tiverem melhores notas poderão receber bolsa-auxílio de R$ 300,00 para atuarem como monitores.
“Notamos que a área cultural necessita de profissionalização e qualificação. O que oferecemos é a oportunidade de aprendizado e queremos que os alunos saiam do curso aptos para atuar de maneira significativa na área artística”, garante Ana Cristina Araújo, coordenadora da Escola.
A Escola de Produtores Culturais é patrocinado pelo programa “Integração Petrobras Comunidades”, o que vem de encontro à política da estatal que é a de apoiar a qualificação do trabalho, a geração de renda e as oportunidades. “O programa Integração Petrobras Comunidades não é uma doação, é um investimento acompanhado pela direção da empresa”, diz Waldir Ramalho, coordenador de Relacionamento Comunitário da Regional São Paulo Sul da Petrobras. A utilização das antigas casas do Parque Anilinas é uma parceria com a Prefeitura de Cubatão.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade