Desde então, três turmas da Escola Municipal Catarina de Oliveira Salgado, compostas por 75 alunos com idade entre 4 e 5 anos / Divulgação
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Um dia recheado de brincadeiras, novas experiências e muita alegria. Assim será esta segunda-feira (4) em Guarujá, para a Escola Municipal Catarina de Oliveira Salgado. É que a unidade recepciona quase 20 crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Helena Novaes Rodrigues, de Campinas, interior de São Paulo, para conhecer a praia. Os pequenos devem chegar junto de seus pais e responsáveis no período da manhã, se dirigindo à orla da Enseada às 13 horas.
A programação faz parte de um “intercâmbio cultural” iniciado no último mês de setembro, pela professora do CEI Mariana Segheto, que localizou a escola guarujaense e resolveu fazer contato. Ela dá aulas à sala de tema “Fundo do Mar”, uma classe de matriculados com idade entre 2 e 3 anos, e propôs o encontro para que finalizassem o ano letivo.
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Desde então, três turmas da Escola Municipal Catarina de Oliveira Salgado, compostas por 75 alunos com idade entre 4 e 5 anos, das salas roxa e marrom, vem se comunicando com os campineiros. O grupo foi selecionado a partir dos esforços das professoras Daniela Amaral, Renata Cotting Vigliar e Sephora Barros, que compraram a idéia de pronto.
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Podcasts, cartas, fotos e vídeos
As educadoras aproveitaram a oportunidade para trabalhar diversas formas de comunicação. Isso porque, periodicamente, as turmas trocaram informações a partir de podcasts, cartas, fotos e vídeos confeccionados durante as aulas. O processo foi fundamental para apresentar curiosidades sobre Guarujá e suas 27 belas praias, envolvendo, inclusive, o envio de um “baú de tesouros” com estrelas do mar, folhas secas e conchas.
O que devemos levar à praia?
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As oficinas chegaram ao fim na última semana, com a gravação do vídeo ‘O que devemos levar à praia?’. Dentro dele, a sala roxa retira produtos de uma caixa colorida e ensina aos demais colegas a forma correta de usá-los. Os itens, em formato de figurinhas, são anexados a um mural ao término de cada explicação.
O aluno Joaquim dos Santos, de 5 anos, começou a brincadeira. Ele pegou uma garrafa d’ água e falou sobre sua importância para hidratar o corpo. A estrela do mar e uma seleção de frutas tropicais vierem logo em seguida, despertando curiosidades sobre os animais marinhos, assim como os alimentos e sucos saudáveis para um dia na praia.
Mas não parou por aí. Chinelos, trajes de banho, óculos de sol, bóia, chapéu, brinquedos e protetor solar também integraram a lista. Neste último, os garotinhos Antony Benjamim e Noah Novello, ambos de 5 anos, que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordaram a necessidade de seu uso contra queimaduras e câncer de pele. A produção é finalizada com um tchau e até breve animados.
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Cinco Básicos
A professora Renata Cotting Vigliar, da sala roxa, disse que está animada. “Já leciono há 25 anos e é a primeira vez que participo de uma programação como essa. Outro ponto maravilhoso é que os pais e responsáveis dos nossos alunos também irão ao encontro, fortalecendo o programa Cinco Básicos”, comemorou.
Durante a visita à Praia da Enseada, toda a comunidade escolar trabalhará os ‘Cinco Básicos’, um conjunto de princípios baseados em evidências científicas que a família pode adotar para o desenvolvimento integral das crianças. Nesta ordem, são eles: dar muito amor e controlar o estresse; falar, cantar e apontar; contar, agrupar e comparar; explorar através do movimento e da brincadeira; ler e discutir histórias.
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