Cotidiano

Escola Acácio de Paula Leite Sampaio vira debate e denúncia no MP

Vereadora Audrey Kleys faz audiência e munícipe ingressa com denúncia no Ministério Público

Carlos Ratton

Publicado em 11/04/2019 às 07:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Escola Acácio de Paula Leite Sampaio, na Vila Nova, está abandonada há anos pelo poder público / Nair Bueno/DL

Continua depois da publicidade

O estado de abandono da Escola Estadual Acácio de Paula Leite Sampaio, localizada na Rua Sete de Setembro, 11, na Vila Nova, em Santos, virou denúncia no Ministério Público Estadual (MPE) e tema de debate, amanhã (12), às 9 horas, na Câmara de Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Desde o início do mandato cobro a reativação desta escola tão importante para a educação da nossa região. Em 2017, promovi uma audiência para tratar do assunto, com a participação de representantes do Centro Paula Souza e da Prefeitura", lembra a vereadora Audrey Kleys (Progressistas), responsável pela audiência, que tem o objetivo de planejar e promover ações para abrir a escola técnica.

Continua depois da publicidade

A parlamentar santista lembra da previsão de um investimento de R$ 8 milhões para as obras de restauração e adequação do prédio e a licitação deveria acontecer no primeiro semestre do ano passado, com prazo de entrega para 2020.

"Infelizmente, as cobranças não foram atendidas. Diante da importância e da história da Acácio de Paula, decidi continuar lutando para reverter essa situação. Para isso, estou unindo forças com outros representantes da Cidade, como meu colega de partido, o deputado estadual Kenny Mendes. Vamos caminhar juntos neste processo, para que as autoridades possam olhar de forma séria e prioritária essa questão", finaliza, já adiantando a presença de Kenny no encontro.

Continua depois da publicidade

Denúncia

No caso do MP, a denúncia foi feita pelo munícipe Osman Saraiva de Andrade Filho, que pede a instauração de inquérito civil para investigar a situação. Para Osman de Andrade, é público e notório o estado de abandono no qual se encontra o imóvel, importante unidade de ensino e de relevância histórica, inaugurada em 1967.

"Quem passa pelo local pode constatar o estado deprimente da antiga escola, com vidraças quebradas, mato alto, fezes e muito lixo na sua entrada principal, uma verdadeira cena de tristeza, principalmente para professores e alunos que por ali passaram", afirma o munícipe, que é ex-aluno.

Continua depois da publicidade

Segundo o munícipe, a deterioração progressiva está causando prejuízo patrimonial e ao erário, sendo necessária uma utilidade específica para a unidade. "A Prefeitura de Santos informou um convênio com o Centro Paula Souza, ligado ao Governo do Estado de São Paulo, para a implantação de uma Etec, porém até hoje, nada aconteceu, e o imóvel está lá, abandonado", finaliza.

Município

No final de 2013, a Prefeitura de Santos encerrou os cursos técnicos na escola municipal e anunciou um convênio com o Centro Paula Souza para a instalação de uma Etec no prédio. A ideia era que os cursos tivessem início no primeiro semestre de 2015, no entanto, até o momento não foi levada adiante. Ontem, a Prefeitura confirmou que a escola pertence ao Centro Paula Souza e alertou que a questão seria com a entidade.

Continua depois da publicidade

O Centro Paula Souza já havia afirmado que o projeto de reforma e adequação das instalações da escola Acácio para implantação da terceira Etec do Município estava sendo analisado pela instituição. Ontem, procurada pela Reportagem, a instituição não se manifestou.

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software