Cotidiano

Equipamentos da Embraport chegam a Santos

Navio Zhen Hua 10 chegou ao Porto com mais de 9 mil toneladas em equipamentos

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 16/02/2013 às 11:27

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Empresa Brasileira de Terminais Portuários (EMBRAPORT) recebeu, nesta sexta-feira (15), o navio chinês Zhen Hua 10 com o primeiro lote de equipamentos para operação do maior terminal portuário privado do Brasil, que está em construção na margem esquerda do Porto de Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os equipamentos – três portêineres e 11 transtêineres – da fabricante ZPMC auxiliarão na movimentação portuária. O portêiner, com mais de 124 metros de altura e aproximadamente 1.600 toneladas, é um guindaste específico para retirar ou inserir contêineres nos navios. Já o transtêiner, com dimensões de 25,20 metros de altura e 381 toneladas, serve para movimentar as cargas dentro do próprio pátio. Ao todo, na primeira fase, o terminal terá seis portêineres e 22 transtêineres.

A embarcação, que tem 244 metros de comprimento e 39,35 metros de largura, saiu de Xangai, na China, no dia 13 de dezembro de 2012, e viajou mais de 20 mil quilômetros até chegar à Barra de Santos, na última sextafeira, 08 de fevereiro. Hoje, dia 15, o navio entra no canal com destino ao cais da EMBRAPORT. Esse procedimento começa às 11 horas e tem duração de cerca de 2 horas. Já o descarregamento das máquinas começa hojee deve levar 22 dias. Aproximadamente 25 pessoas ajudarão na operação.

Três portêineres e 11 transtêineres chegaram nesta sexta-feira (Foto: Divulgação)

Continua depois da publicidade

Uma equipe da área de manutenção da EMBRAPORT acompanha todo o processo, desde a especificação e inspeção da construção dos equipamentos até o carregamento do navio. A embarcação com o segundo lote de equipamentos composto por outros três portêineres e 11 transtêineres saiu de Xangai no dia 08 de fevereiro e chega ao Brasil em abril.

Ernst Schulze, diretorpresidente da EMBRAPORT, destaca que os equipamentos recém-adquiridos são os mais modernos do mundo para operação de contêineres e colocarão a companhia na vanguarda tecnológica do setor.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software