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A Empresa Brasileira de Terminais Portuários (EMBRAPORT) recebeu, nesta sexta-feira (15), o navio chinês Zhen Hua 10 com o primeiro lote de equipamentos para operação do maior terminal portuário privado do Brasil, que está em construção na margem esquerda do Porto de Santos.
Os equipamentos – três portêineres e 11 transtêineres – da fabricante ZPMC auxiliarão na movimentação portuária. O portêiner, com mais de 124 metros de altura e aproximadamente 1.600 toneladas, é um guindaste específico para retirar ou inserir contêineres nos navios. Já o transtêiner, com dimensões de 25,20 metros de altura e 381 toneladas, serve para movimentar as cargas dentro do próprio pátio. Ao todo, na primeira fase, o terminal terá seis portêineres e 22 transtêineres.
A embarcação, que tem 244 metros de comprimento e 39,35 metros de largura, saiu de Xangai, na China, no dia 13 de dezembro de 2012, e viajou mais de 20 mil quilômetros até chegar à Barra de Santos, na última sextafeira, 08 de fevereiro. Hoje, dia 15, o navio entra no canal com destino ao cais da EMBRAPORT. Esse procedimento começa às 11 horas e tem duração de cerca de 2 horas. Já o descarregamento das máquinas começa hojee deve levar 22 dias. Aproximadamente 25 pessoas ajudarão na operação.
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Uma equipe da área de manutenção da EMBRAPORT acompanha todo o processo, desde a especificação e inspeção da construção dos equipamentos até o carregamento do navio. A embarcação com o segundo lote de equipamentos composto por outros três portêineres e 11 transtêineres saiu de Xangai no dia 08 de fevereiro e chega ao Brasil em abril.
Ernst Schulze, diretorpresidente da EMBRAPORT, destaca que os equipamentos recém-adquiridos são os mais modernos do mundo para operação de contêineres e colocarão a companhia na vanguarda tecnológica do setor.
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