SAÚDE

Epidemia de dengue aflige o Estado de São Paulo

São Paulo já registrou 42 mil infecções pela doença

Nelson Lin, da Rádio Nacional/Agência Brasil

Publicado em 05/04/2022 às 17:47

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Mosquito transmissor da dengue / Divulgação Governo do Estado

Continua depois da publicidade

Algumas cidades do estado de São Paulo estão concentrando esforços no combate à Dengue. São José do Rio Preto, Araraquara e Votuporanga são as cidades paulistas com mais infecções pela doença. Em todo o Estado, já são 42 mil casos. Isso equivale a pouco mais de 20% do total do país.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em Votuporanga foi decretado estado de epidemia de Dengue na cidade. Com o decreto da Prefeitura, o município vai poder agilizar medidas para combater o mosquito aedes aegypti e conter a proliferação da doença. Como explicou a Secretaria municipal de Saúde, Ivonete Felix do Nascimento

Continua depois da publicidade

Leia Também

• 31% dos brasileiros acham que a dengue acabou na pandemia, mostra pesquisa

• Guarujá reforça combate à dengue no Parque Estuário, Vila Maia e Centro

• Cubatão intensifica ações de combate à dengue

Além disso, o decreto também notifica os proprietários de imóveis do município a realizarem a limpeza de seus terrenos, bem como jardins e calçadas no prazo de 30 dias para evitar a formação de criadouros do mosquito.

Desde o início do ano até o fim de Março, Votuporanga já registrou mais de 3000 casos. Outros 1800 estão em investigação e dois óbitos pela doença foram confirmados.

Continua depois da publicidade

Para se ter uma ideia da alta de casos neste ano, de acordo com dados da Secretaria estadual de Saúde, em todo ano de 2021, a cidade registrou cerca de 4 mil casos.

Já na região de Campinas, outras 5 cidades também estão com alta de casos: Americana, Indaiatuba, Mogi Mirim, Valinhos e Vinhedo. Em Americana, o número de casos nesses 3 primeiros meses já é quase quatro vezes o número registrado no mesmo período do ano passado: 263 casos neste ano contra 68 ano passado.

Por isso as Secretarias municipais de Saúde reforçam a importância da colaboração da população no combate à dengue, evitando focos de água parada nas suas casas e também avisando às autoridades sobre possíveis focos de Aedes Aegypti em áreas de terrenos baldios.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software