Cotidiano

Entrega da Ponte Pênsil, em São Vicente, tem novo prazo

Departamento de Estradas de Rodagem fala em 17 de junho, mas não descarta novo atraso na obra

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 15/01/2015 às 10:41

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Ela era para ter sido entregue em 17 de junho do ano passado, depois ficou para novembro, foi adiada para março deste ano e agora o prazo é para 17 de junho. E sem garantia de cortar a fita inaugural nesse dia. O enredo se refere à reforma da Ponte Pênsil, uma das ligações entre São Vicente e Praia Grande.

O novo prazo para a entrega da ponte foi apresentado ontem pelo diretor regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Orlando Arantes. Ele e a gerente de obras da Concrejato (empresa responsável pelos trabalhos), Maria Aparecida Soukef, deixaram claro que há possibilidade de outro atraso na entrega da ponte.

O culpado da trama dos três atrasos da recuperação do equipamento foi apresentado ontem em uma entrevista coletiva no DER: atende pelo nome de bloco maciço.

O projeto original foi feito pensando que nas duas extremidades da Ponte Pênsil havia um bloco maciço para suportar as 600 toneladas da ponte. Quando os trabalhos começaram, descobriram um bloco cortado em três, em cada extremidade.

Cautela com o prazo

Cauteloso com o próprio prazo passado ontem, o diretor do DER avisou que “existe a possibilidade de encontrar dificuldade na profusão desse bloco definitivo, como houve no bloco provisório, e mais uma vez termos de estender o prazo”. Depois, Arantes buscou um tom mais otimista: “Como existe a possibilidade de sermos otimistas e com uma evolução e em maio nós podemos entregar a obra. São possibilidades. Estamos falando de prazo contratual”.

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Reforma já custa R$ 33.177.468,00 (Foto: Luiz Torres/DL)

O diretor do DER não culpou o projeto de execução dos trabalhos. “Uma obra de restauração difere um pouco de uma obra de implantação. Imprevistos acontecem. Por mais que se tem um projeto detalhado, surge alguma coisa que não estava prevista. Esperamos não ter problema no bloco definitivo”.

Quanto à definição do culpado, Orlando Arantes reconheceu que houve um “otimismo do DER em deslumbrar a entrega dessa reforma para o centenário da ponte, em maio. Mas, infelizmente, por fatores burocráticos desde a época da licitação, ela já começou com atraso”.

A gerente da Concrejato também comentou a dilatação do prazo. “Foi uma tentativa fazer em um ano. E nós também achamos factível, tanto que compramos os cabos, que era naquele momento o maior gargalo receber esse material a tempo, 20 dias depois da assinatura do contrato”.

Ficou mais cara

Prevista para custar R$ 24.866.951,00, a reforma da Ponte Pênsil já custa R$ 33.177.468,00. Por conta dos atrasos, a Concrejato já sofreu três notificações. A empresa apresentou justificativas — duas já foram aceitas, e a terceira está em análise pelo DER.

Em março, o pedestre que hoje usa a ponte poderá enfrentar um transtorno. Há a possibilidade de interrupção da passagem por cerca de 15 dias. Caso isso seja definido, será colocada uma linha de ônibus para fazer outro percurso.

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