Continua depois da publicidade
A liberação da Ponte Pênsil, em São Vicente, será novamente adiada. A obra, que estava prevista inicialmente para ser entregue em maio do ano passado, mês em que o equipamento completou 100 anos, foi postergada para março deste ano. No entanto, segundo o prefeito de São Vicente, Luis Cláudio Bili (PP), o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), órgão ligado ao governo do estado, decidiu prorrogar o prazo.
“Estive com o superintendente do DER ele disse que não consegue entregar em março. Estão falando entre abril e maio”, afirmou o prefeito. Bili destacou que a reforma está entre as importantes obras de mobilidade no Município, pois sua conclusão permitirá a melhoria do tráfego nas vias internas.
A obra foi contratada no valor de R$ 33,2 milhões junto à empresa Concrejato, com início em 17 de junho de 2013 e prazo de 12 meses para entrega. A ponte liga a área insular da Cidade ao bairro Japuí, servindo também como acesso ao município de Praia Grande.
Continua depois da publicidade
Em novembro passado, por meio de nota, o DER justificou o adiamento da entrega da obra. “É importante frisar que pela primeira vez, em 100 anos, o cabeamento da ponte será trocado. A última grande reforma estrutural foi realizada há pelo menos dez anos. O DER realizava regularmente serviços de manutenção do tablado de madeira. Obras para recuperação de roscas, parafusos e da estrutura metálica já foram realizadas. São executados agora serviços para a recuperação do bloco estrutural”
Atualmente, o único acesso disponível para a travessia São Vicente-Praia Grande é a ponte Esmeraldo Tarquínio, conhecida como Ponte do Mar Pequeno.
Durante a realização das obras de reforma, a ponte está sendo usada somente por pedestres e ciclistas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade