Cotidiano

Entrada da primeira cidade do Brasil pode ganhar 'cara nova' até 2032

Prefeitura de São Vicente apresentou projeto ao Governo do Estado, que prevê novo portal e acesso otimizado à cidade

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 09/04/2025 às 15:05

Atualizado em 09/04/2025 às 15:09

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Novo acesso ficaria na Avenida Antônio Luiz Pimenta e facilitaria a chegada ao centro da cidade / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

São Vicente pode ganhar um novo acesso viário que promete revolucionar a mobilidade urbana e reforçar sua identidade histórica e turística. O prefeito Kayo Amado apresentou ao Governo do Estado um projeto para a criação de uma nova entrada para a cidade, incluindo um portal que destaca sua posição como a Primeira Cidade do Brasil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O novo acesso ficaria na Avenida Antônio Luiz Pimenta e facilitaria a chegada ao centro da cidade em apenas cinco minutos. Além disso, sua localização estratégica permitiria conexão direta com vias importantes como Capitão Mor Aguiar, Newton Prado e Nações Unidas, melhorando o fluxo de veículos e otimizando a mobilidade regional.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• São Vicente é incluída em estudo sobre o misterioso Caminho do Peabiru

• Antigo Horto pode virar parque gigante voltado à crianças em São Vicente

"A proposta oferece um escoamento muito mais eficiente e ágil, beneficiando tanto os moradores quanto os visitantes", afirmou o prefeito.

Outro destaque do projeto é a valorização turística de São Vicente. A nova entrada proporcionaria acesso facilitado a pontos turísticos revitalizados nos últimos anos, como a Ponte Pênsil, a Biquinha, o Píer do Pelé, o Píer dos Apaixonados e a Praça da Bíblia. O objetivo é impulsionar ainda mais o turismo e preparar a cidade para seu aniversário de 500 anos, que será celebrado em 2032.

Continua depois da publicidade

As tratativas com o Governo do Estado começaram no final do ano passado e envolvem diversas entidades, como a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a Ecovias e o Insper. Segundo Kayo Amado, o projeto já foi bem recebido por técnicos e especialistas, e a expectativa agora é pelo apoio do governador Tarcísio de Freitas.

"Essa nova entrada não só reorganizará o trânsito da cidade, como também reduzirá o tempo de deslocamento da população, melhorando a qualidade de vida dos vicentinos", destacou o prefeito.

O projeto também se alinha à instalação do Instituto Federal de São Paulo, que será construído em frente ao novo portal. Caso aprovado, a iniciativa pode transformar a mobilidade urbana e a infraestrutura da cidade, consolidando São Vicente como um dos principais polos turísticos e históricos da Baixada Santista.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software