Os ovos tem registrado um aumento no preço nos últimos dias / Pixabay/Pexels
Continua depois da publicidade
Além do café, o ovo tem registrado um grande aumento no preço nos últimos dias, em relação a 2024. Atualmente uma dúzia pode ser encontrada nos supermercados na faixa dos R$ 20,99, que representa um crescimento de 35% em relação ao final do ano.
No ano passado, o preço médio dos ovos chegou a cair 30% entre os meses de março e setembro, pois houve um aumento no número de galinhas poedeiras, nas granjas nos principais polos de produção de ovos, e consequentemente, na oferta.
Continua depois da publicidade
Dados do IBGE mostram que o número de galinhas aumentaram 1,4% entre junho e setembro e o de ovos, 3%.
Já no último mês de janeiro, por conta do calor intenso a produção caiu, uma vez que as aves são sensíveis a altas temperaturas e isso afeta a produção.
Continua depois da publicidade
Ao mesmo tempo, as exportações de ovos aumentaram em 2,3 mil toneladas e os custos de produção também, com elevação de 30% no preço do milho e de mais 100% nos custos de insumos de embalagens. Consequentemente, os preços dos ovos subiram.
O preço dos ovos deve continuar alto até o final da Quaresma, que é tradicionalmente o período em que a demanda por ovos aumenta mais no Brasil.
Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a alta nos preços dos ovos é uma situação sazonal, comum neste período do ano (pré e durante a Quaresma), que, após o longo período com preços em baixa, a comercialização de ovos aqueceu por uma demanda natural da época, quando há a substituição de consumo de carnes vermelhas por proteínas brancas e ovos.
Continua depois da publicidade