Cotidiano
Custo estimado para o evento foi de R$ 3,3 milhões; Prefeitura tentou obter apoios, mas não conseguiu. Possibilidade de cancelamento do evento foi antecipada pelo Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
A Encenação da Fundação da Vila de São Vicente não será realizada em 2016 por questões financeiras. O cancelamento do espetáculo foi confirmado ontem pela Prefeitura de São Vicente. O Diário do Litoral havia adiantado sobre a possibilidade de suspensão do evento no ano que vem na edição do último sábado.
“Diante da dificuldade econômica em todo o País, o Poder Público Municipal decidiu priorizar os recursos para pagamento de demandas urgentes em vários setores. Para 2016, o espetáculo teve custo estimado em R$ 3,3 milhões. Na atual gestão, a encenação contou com apoio e patrocínios nos primeiros dois anos (2013 e 2014) pelo Governo do Estado e empresas estatais. Na edição deste ano, o espetáculo contou com financiamento total da Prefeitura”, informou a Administração Municipal.
Em nota enviada à imprensa ontem, o Executivo informou ainda que recorreu aos governos federal e estadual para poder realizar o espetáculo tradicional, mas não obteve êxito.
Continua depois da publicidade
“Os recursos do Ministério da Cultura, por exemplo, diminuíram em 30% este ano, com previsão de novos cortes para 2016; também foi reduzida em 10% boa parte dos programas mantidos pela Secretaria de Estado da Cultura”, explicou a Prefeitura de São Vicente.
“As condições financeiras implicam na readequação do calendário artístico, fato que infelizmente vem acontecendo em vários municípios já em 2015, onde eventos culturais tradicionais foram cancelados, ou tiveram suas edições adiadas para o ano seguinte, por falta de recursos e apoiadores.
Outros cancelamentos
Continua depois da publicidade
Segundo a Prefeitura, criada em 1982, a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente já teve interrupções pela mesma razão, em edições no início dos anos 90.