Continua depois da publicidade
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) lançou, ontem, o edital da Concorrência Internacional para a Concessão Patrocinada do Sistema Integrado Metropolitano da Região Metropolitana da Baixada Santista (SIM RMBS). O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado.
A licitação envolve a prestação dos serviços públicos de transporte urbano coletivo intermunicipal, por VLT, por ônibus e demais veículos de baixa e média capacidade.
O vencedor da concessão, que terá vigência de 20 anos, será responsável pelo fornecimento de sistemas, veículos, operação, conservação e manutenção de todo o serviço realizado na Baixada Santista, que abrange os municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, São Vicente e Santos. A sessão pública para abertura das propostas será dia 25 de novembro.
Continua depois da publicidade
Desenvolvimento
A concessão será desenvolvida em duas etapas. A primeira irá integrar os ônibus intermunicipais e o VLT, nos trechos entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e Porto de Santos que está em construção, e da Avenida Conselheiro Nébias até o Valongo, que se encontra em projeto e licenciamento ambiental. Esta fase terá extensão de 19,5 km e 29 estações previstas.
Na segunda etapa, além de englobar a primeira fase, será realizado o fornecimento e implantação de sistemas e VLTs para o espaço entre o terminal Barreiros e o Samaritá, em São Vicente, com quatro estações e extensão de 7,5 km. Com isso o sistema ficará com 26,5 km de extensão e 33 estações entre Samaritá, em São Vicente, e Valongo, em Santos.
Continua depois da publicidade
A licitação inclui a implantação de equipamentos e sistemas, bilhetagem eletrônica, aquisição de frota e material rodante adicional (trens) para operar no trecho Barreiros – Samaritá do VLT, em São Vicente. O investimento privado previsto é de R$ 666 milhões.
Ônibus
Atualmente, a EMTU gerencia 62 linhas de ônibus na Região Metropolitana da Baixada Santista. São 514 veículos que recebem, em média, 223 mil usuários por dia e 5,8 milhões ao mês. A empresa presta os serviços de sistema regular e fretamento.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade