Cotidiano

Empresas investigadas na Lava Jato disputam túnel Santos-Guarujá

Das 13 empresas que compõe os grupos, três são investigadas pela Polícia Federal. Alckmin anunciou os quatro consórcios pré-qualificados

Publicado em 20/12/2014 às 22:42

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Quatro consórcios disputam as obras do túnel submerso Santos-Guarujá. Os grupos foram pré-qualificados e agora participam do edital de licitação de construção, anunciado ontem pelo governador Geraldo Alckmin, em Santos. A abertura das propostas ocorrerá no próximo dia 2 de fevereiro. O valor estimado de contrato é de R$ 2 bilhões.

“É uma obra aguardada há pelo menos 70 anos. Quatro consórcios foram pré-qualificados e estamos lançando o edital de obra. Vence o menor preço. Abrimos as propostas no dia 2 de fevereiro e em março devemos assinar o contrato. A partir daí são 44 meses para a obra ficar pronta”, disse Alckmin.

Os grupos pré-qualificados são mistos, compostos por empresas brasileiras e estrangeiras. O consórcio Túnel Santos Guarujá é formado pelas nacionais Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão e a holandesa Strukton. O ISG é composto pelas brasileiras Andrade Gutierrez e CR Almeida e a coreana Daewoo. O Nova Travessia conta com a junção das nacionais Constran e Piacentini Tecenge e a italiana Mantovani. Já o Sigma é formado pelas italianas Salini Impregilo e Grandi Lavori e a nacional J.Malucelli.

Das 13 empresas que compõem os consórcios, três — OAS, Odebrecht e Queiróz Galvão — são investigadas pela Operação Lava Jato da Polícia Federal.

“Todos os consórcios são mistos. A questão da Operação Lava Jato, quem está envolvido no processo é que deve estar preocupado. Da nossa parte, tomamos todo cuidado de termos empresas que comprovem qualificação técnica e financeira para fazer a obra. Esperamos que vença aquele que consiga fazer o melhor”, afirmou Laurece Casagrande, presidente da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), estatal responsável pelo empreendimento.

Governador espera que obras do túnel tenham início em março de 2015 (Foto: Edson Lopes Jr.)

Desapropriações

Para a construção do Submerso serão necessárias a remoção de 969 casas. As remoções atingirão aproximadamente 1.446 famílias. Apesar dos protestos de moradores, o governador Geraldo Alckmin disse que as intervenções são necessárias.

“Fizemos todo um estudo. Se você não desapropriar não faz uma obra. Não tem jeito de fazer uma obra se não tiver desapropriação. As pessoas são indenizadas. Valor de mercado. Nós fazemos isso todo dia. Tamoios, Rodoanel em São Paulo isso é rotina, é valor de mercado. Se tiver alguma divergência, a Justiça arbitra e o governo paga”, destacou Alckmin.

Um conjunto habitacional deverá ser construído próximo ao local da obra, na Prainha, em Guarujá. Do lado de Santos, estão previstas a remoção de 175 casas. Nesse caso, a avaliação imobiliária seguirá a planta geral do setor atualizada de valor do mercado.

A Dersa prevê o início das obras do Submerso até março de 2015. O empreendimento já possui licença ambiental prévia e será custeado com repasses do Tesouro do Estado de São Paulo, além de um financiamento contratado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Liberado novo acesso ao Porto de Santos

A faixa de desaceleração do km 7 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Guarujá, foi inaugurada ontem. A via permite uma nova ligação com a Avenida Santos Dumont e acesso a Margem Esquerda do Porto de Santos. A estimativa é que cerca de 4.700 caminhões passem a usar o novo acesso como alternativa à Rua do Adubo, no Guarujá.

A obra, iniciada em novembro, está sendo entregue antes do início da próxima fase de escoamento da safra de grãos, período em que aumenta o volume de caminhões com destino ao Porto. A liberação do novo acesso ao tráfego permitirá maior fluidez do trânsito e menos congestionamentos. Os investimentos na obra do novo acesso ao Porto somam R$ 1,1 milhão e contemplam, ainda, a reconstrução e remanejamento da ciclovia existente no trecho. A obra foi realizada pela concessionária Ecovias.

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