Continua depois da publicidade
De olho na Copa do Mundo, estabelecimentos de vários setores da região da Baixada Santista, como restaurantes, hotéis e comércio, estão apostando em ações para atrair e agradar ainda mais os turistas brasileiros e estrangeiros durante o evento.
Santos, especialmente, irá hospedar as delegações do México e Costa Rica e espera receber visitantes de vários países nesse período. Um dos segmentos mais procurados, certamente, será o de restaurantes. Por isto, algumas casas da cidade já se preparam para conquistar o paladar estrangeiro, como é o caso da churrascaria Ao Chopp do Gonzaga.
Com mais de 50 anos de tradição, o restaurante, que é especializado em espetos na brasa e tem o mais famoso molho de cebola da região, aposta também em uma novidade criada especialmente para a ocasião: o molho à base de pimenta jalapenho, acompanhamento muito apreciado no México, para servir com as carnes da casa.
O sócio-proprietário do Ao Chopp do Gonzaga, Thiago Rodrigues, conta também que os costarriquenhos que visitarem a cidade não ficarão com saudades da terra natal: “Serviremos também o Arroz Biro Biro, feito com ovos, salsa e batata palha”, afirma Thiago.
Continua depois da publicidade
Além disso, os colaboradores do restaurante também já iniciaram um curso avançado de garçom, com ênfase em idiomas. Os funcionários estão aprendendo, na prática, como servir os clientes estrangeiros, em inglês e espanhol, além de técnicas de atendimento para melhorar o serviço da casa. A churrascaria, que possui cardápio em inglês, já começou a providenciar a tradução do menu para o espanhol. Ainda segundo Rodrigues, outro investimento da casa foi a compra de dois televisores novos, de 60 polegadas cada, para poder transmitir os jogos do mundial.
Na Kokimbos Pizzas e Picanha, onze funcionários estão tendo aulas de inglês e outros oito estão aprendendo espanhol. De acordo com Felipe Sanches Cidral, um dos proprietários da pizzaria, a casa lança em primeiro de junho um cardápio todo em inglês e espanhol para facilitar a comunicação com os estrangeiros.
“É importante estarmos preparados para atender bem durante o Mundial, assim, com certeza, os turistas irão retornar à nossa região quando tiverem uma nova oportunidade”, completa Felipe.
Continua depois da publicidade
Já a Quatro Quintas Chopperia & Gourmet aposta em promoções e cardápios com pratos e porções diferenciados para serem servidos durante os jogos da Copa. O restaurante irá transmitir em seus telões todas as partidas do Brasil e de Portugal, já que a casa tem raízes lusitanas.
Com amplo salão que comporta até 190 pessoas, a choperia irá aceitar reservas de grupos que quiserem ver os jogos em todos os horários (no almoço, no meio da tarde ou à noite).
Continua depois da publicidade
Hospedagem
E para hospedar os visitantes com qualidade e conforto, hotéis da região também irão oferecer serviços e tarifas diferenciadas para os turistas.
Localizado no Centro Histórico de Santos, o Monte Serrat Hotel já oferece tarifas promocionais, tanto para o período que antecede a Copa, como também para os dias durante o evento. A diária Pré-Copa, por exemplo, para suíte dupla sai a partir de R$ 220,00. Já o valor durante a competição, tem o acréscimo de R$ 10,00 — e a diária sai por R$ 230,00, no mesmo apartamento para casal.
O hotel possui uma sala de cinema com 22 poltronas reclináveis e superconfortáveis, em padrão executivo, e telão de 64 polegadas de new plasma, full HD e som digital 3D, onde irá transmitir todos os jogos para os hóspedes. Segundo o sócio-proprietário do hotel, Fernando Andrade, o cardápio do restaurante também será especialmente elaborado com uma ementa turística de cada país participante.
Continua depois da publicidade
“A ementa inclui uma entrada, o prato principal e a sobremesa. Além de experimentar um pouco da culinária dos países da Copa, os hóspedes ainda vão economizar, pois a ementa sairá mais em conta do que os pratos servidos a la carte”, completa o empresário.
Em São Vicente, o Palais Hotel, que foi considerado o melhor hotel da cidade em 2012 pelo site Booking.com, também já está com tarifas diferenciadas para o período da Copa. A diária para um casal, por exemplo, sai a partir de R$ 312,00.
Considerado o primeiro hotel supermoderno e supereconômico da Baixada Santista, o Palais fica a apenas cinco minutos de Santos, e a 60 quilômetros da Capital. Segundo o proprietário Salvador Gonçalves Lopes, o hotel foi feito sob medida para executivos e turistas exigentes, como os estrangeiros que virão região durante o mundial. “Nossos hóspedes encontram no Palais muita praticidade no acesso e ainda oferecemos a melhor qualidade nos serviços para quem vem a negócios ou lazer”, ressalta Salvador.
Continua depois da publicidade
Comércio
No comércio, três lojas da região — duas de móveis planejados e outra de revestimentos — também oferecem facilidades para aqueles que desejam vivenciar toda a Copa do Mundo sem sair do conforto de casa. Pensando nas necessidades dos clientes para essa época, o grupo Shopp House, formado por lojas de móveis planejados das linhas Todeschini e Italínea, em Praia Grande, preparou várias novidades para deixar qualquer ambiente pronto para a Copa. O grupo desenvolve planejados de qualidade para salas, quartos, cozinhas, banheiros, varandas e áreas externas.
E já que todo mundo está no clima da Copa, vale a pena deixar o espaço que será palco das comemorações em casa nesse mesmo ritmo, com mobiliário novinho e planejado, afirma Fernando Reobol, proprietário das lojas. “Como, nestes momentos, a TV é a protagonista absoluta dos espaços, é importante fazer com que os móveis a deixem em destaque e ainda traga conforto para a sala”, conclui Fernando.
Continua depois da publicidade
E para aqueles que planejam receber os amigos e familiares em casa com um bom churrasco para acompanhar as partidas e torcer pela seleção brasileira, a Pastilhacor, Boutique de revestir com três unidades na Baixada Santista, aposta na Coleção de Ceramica Hidráulica das linhas Cooking e Brasilis, ambas da Emme Due.
Os revestimentos da linha Cooking são perfeitos para deixar a varanda gourmet ou a área de lazer com churrasqueira muito mais charmosa e moderna. Já para os fanáticos pela seleção brasileira, a linha Brasilis que traz as cores da bandeira do Brasil, é ideal para fazer qualquer um entrar de vez no clima da competição.
Há 25 anos no mercado, a Pastilhacor também comercializa em suas lojas a churrasqueira ecológica Che-04 da Arke. A proprietária da marca, Adriane Ferraz, conta que a churrasqueira elétrica é perfeita para fazer churrasco em terraços e varandas gourmets que não tem duto para esse tipo de equipamento, e que ela ainda pode ser usada para assar pizzas e outros alimentos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade