Cotidiano

Empório Beirute fecha as portas após 26 anos em Santos

Os motivos foram a falta de apoio financeiro e o fechamento do comércio durante a pandemia da Covid-19

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 16/08/2021 às 14:20

Atualizado em 16/08/2021 às 15:43

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Empório Beirute foi fundado em 1995 / Reprodução/Google Maps

Continua depois da publicidade

O Empório Beirute, tradicional restaurante voltado à culinária árabe, fechou as portas após 26 anos de funcionamento em Santos. Os motivos foram a falta de apoio financeiro e o fechamento do comércio durante a pandemia da Covid-19.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os responsáveis pelo estabelecimento afirmaram ao Diário que desde o dia 1º de abril não conseguiram reabrir o empório, em razão das diretrizes do Governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mercure Hotel fecha as portas após 10 anos de funcionamento em Santos

• Restaurante Vazquez não resiste à crise e fecha as portas em Santos

Com a pandemia, esperavam por incentivos financeiros para se manterem abertos e poderem arcar com suas despesas fixas, o que não aconteceu. O prometido apoio por meio do Pronampe e de outros programas de linhas de credito oferecidos foram todos negados.

"Descobrimos 80% das empresas não conseguiram o empréstimo que seria necessário para segurar as contas em dia. Infelizmente o auxílio não veio e a gente teve que fechar", disse uma das responsáveis.

Continua depois da publicidade

Além da falta de apoio, o próprio coronavírus colocou a proprietária, dona Fátima, que tem mais de 80 anos, em risco. "Não podia continuar trabalhando e correndo risco de contrair a doença".

O Empório Beirute estava desde 1995 em atividade em Santos. Os donos Fátima e Elias, já falecido, chegaram de Beirute, no Líbano, e fundaram o restaurante. A clientela foi passando de geração em geração, ao ritmo que o Empório Beirute se tornava um dos restaurantes mais conhecidos e procurados da cidade.

"Nossa clientela foi passando por gerações. Os filhos dos nossos fregueses já traziam as namoradas para comer aqui. Fomos acompanhando o desenvolvimento das famílias".

Continua depois da publicidade

Ainda na conversa com o Diário, o Empório Beirute disse que agradece aos clientes que confiaram no trabalho e atendimento do melhor da culinária árabe pelos últimos 26 anos e que, por enquanto, não há previsão de reabertura.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software