Embarque da travessia Santos - Vicente de Carvalho muda devido a obras / Divulgação
Continua depois da publicidade
O início da construção da Pera Ferroviária de Outeirinhos, projeto essencial para solucionar gargalos operacionais do Porto de Santos, irá mudar o embarque e desembarque dos passageiros do lado santista, que será realizado no cais por meio de um flutuante instalado no berço 15, como aconteceu em agosto passado.
Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A obra, de revitalização do pontilhão nº 3, localizado sobre o Rio dos Soldados (conhecido como canal do mercado), margem direita do Porto de Santos, será feita pela Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-Fips).
Para garantir a segurança dos usuários das catraias, durante o período da obra será necessária a interrupção do transporte daquelas embarcações pelo túnel do canal do mercado em dois períodos: entre os dias 20 e 26 de dezembro e entre 14 e 20 de janeiro.
Continua depois da publicidade
A interrupção não implicará na paralisação do serviço de travessias das catraias. O embarque e desembarque dos passageiros será realizado no cais por meio de um flutuante instalado no berço 15, conforme deliberação conjunta com a Capitania dos Portos e a associação dos catraieiros.
Os passageiros realizarão o trajeto entre a bacia do mercado e o flutuante pelo cais, que contará com o apoio 24h da Guarda Portuária, a fim de auxiliar as pessoas durante o percurso. Além disso, nos horários de maior movimentação de pedestres, haverá uma redução na operação do fluxo ferroviário da região.
Com a conclusão da revitalização do pontilhão, o Porto de Santos terá benefícios significativos em sua infraestrutura, garantindo também maior segurança aos usuários do transporte de catraias. Esse projeto reforça o compromisso constante da Autoridade Portuária de Santos (APS) e da AG-Fips de aprimorar as operações portuárias.
Continua depois da publicidade