Continua depois da publicidade
Nesta segunda-feira (10), a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil deu início à primeira fase da "Olimpíada do Conhecimento", na Escola Municipal Valéria Cristina, no bairro Morrinhos III. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre desastres naturais e assim se preparar para a atividade classificatória para a etapa municipal.
A primeira fase da Olimpíada começou com a explicação do conteúdo teórico da atividade, pelos integrantes de agentes da Defesa Civil, que estiveram na unidade escolar para oferecer o material de apoio aos alunos e professores, a fim de auxiliá-los nas próximas etapas da competição.
Continua depois da publicidade
De acordo com o geólogo do órgão e responsável pela realização da gincana, Carlos Adolfo Silva Fernandez, as cinco escolas municipais de Guarujá selecionadas terão que realizar algum tipo de avaliação para os estudantes, criando uma espécie de "peneira" até cada uma ter três representantes. Após isso, estes alunos de cada escola competirão mais uma vez entre si, até ficar três representantes do município, na fase regional da brincadeira.
Ainda segundo o geólogo, o intuito dos livros e games não é apenas a competição, e sim a multiplicação de conhecimento. “Infelizmente, alguns desastres naturais são muito presentes em nosso Município, como enchentes e raios, por isso é preciso essa conscientização desde pequeno. Fiquei muito feliz ao ouvir de uma professora que ela trabalharia as mesmas questões com os pais dos alunos”, conta o coordenador.
Continua depois da publicidade
De acordo com a professora Maria Cristina, que se interessou em passar o conteúdo abordado na próxima reunião de pais e mestres, esta é uma excelente iniciativa por parte da Defesa Civil. “Eu vejo que não há melhor lugar para tratar de prevenção quanto desastres naturais. A escola tem que estar sempre aberta para ensinar novas coisas, e desta vez não poderia ser diferente”, destaca a professora.
Os alunos, e eles deverão participar de uma avaliação (que é decidida pela própria escola), com o objetivo de definir os representantes da escola. E eles não poderiam estar menos ansiosos.
A estudante Wendy Pereira, de 11 anos, contou que o material está servindo como uma extensão de tudo que ela já sabia a respeito de desastres naturais. Já o aluno Wesley de Oliveira Silva, também de 11 anos, destacou que sempre se preocupou a respeito das enchentes causadas, principalmente, por conta do lixo jogado nos bueiros e canais. “Já sabia a respeito do problema que causa o lixo fora da lixeira. Tivemos um projeto sobre o cuidado com o descarte de lixo e isso deve me ajudar na competição”, explica.
Continua depois da publicidade
A Gincana – A “Olimpíada do Conhecimento” é um game da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio da sede regional do órgão. A brincadeira constitui em jogos alusivos a desastres naturais e formas de prevenção entre crianças do 5º ano do ensino fundamental, sendo três para cada cidade da Baixada Santista. O evento acontecerá no dia 14 de outubro (Dia Internacional de Redução de Desastres Naturais), na Praia Grande.
Confira os dias, escolas e horários das entregas dos materiais:
Quarta-feira (12) às 8 horas E.M. Herbert Henry Dow (Rua Uruguai, 950 – Enseada); Quinta-feira (13), às 8 horas, E.M.Mário Cerqueira (Rua Javari, 95 – Perequê);
Continua depois da publicidade
Sexta- feira (14), às 8 horas E.M. Angelina Daige (Praça Sorocaba, s/n – Vila Áurea) e E.M. Lucimara de Jesus Vicente (Avenida Manoel da Cruz Michael, 343 – Santa Rosa).
Continua depois da publicidade