Durante o simulado, as equipes tiveram que enfrentar a chuva e subir mais de 100 degraus para conseguir acessar todos os moradores no alto do morro / Divulgação/PMSS
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira (27), durante um simulado realizado por agentes e voluntários da Defesa Civil, os membros levaram 21 minutos para retirar cinco famílias do alto de um morro na Vila Pernambuco, em Juquehy, na costa Sul de São Sebastião.
O tempo foi considerado um recorde, visto que durante as fortes chuvas em fevereiro de 2023, a região de Juquehy chegou a ficar isolada e só pode ser acessada por via aérea. Diante deste cenário, o recorde para um resgate foi de 34 minutos, pelos quais durante a ação incluíam desde o acionamento da sirene até a chegada dos moradores ao ponto de encontro.
Continua depois da publicidade
Durante o simulado, as equipes tiveram que enfrentar a chuva e subir mais de 100 degraus para conseguir acessar todos os moradores no alto do morro, onde 18 pessoas foram "salvas" na ação. As famílias foram cadastradas pelos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES).
Segundo a própria Prefeitura, o intuito do treinamento é simular uma atuação preventiva à ocorrência de eventos climáticos danosos que envolvem a movimentação de terra ou inundações.
Continua depois da publicidade