Continua depois da publicidade
Com o intuito de garantir mais segurança e tranquilidade à população, a Secretaria de Trânsito, em parceria com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Secretaria de Finanças, realizou entre os dias 8 e 12 de fevereiro ações integradas voltadas a coibir a perturbação do sossego público, desordem e irresponsabilidades no trânsito.
No total, 65 veículos foram autuados por produzirem sons que ultrapassavam o limite máximo de decibéis permitido, 54 por infrações de trânsito, 19 por falta de licenciamento entre outros.
Durante a operação especial, sempre das 19 às 5 horas, os agentes de trânsito, policiais militares e guardas civis orientaram os proprietários de veículos com som alto a reduzirem ou desligarem os equipamentos. Os 65 motoristas foram autuados porque persistiram com a infração, não desligando os aparelhos.
De acordo com o Código Nacional de Trânsito, no artigo 228, a multa para quem ultrapassar 104 decibéis de nível de pressão sonora é de R$ 127,69 (multa grave, 5 pontos na carteira).
Continua depois da publicidade
Entre às 11 e 18 horas dos dias 9, 10, 11 e 12 de fevereiro, a operação teve como objetivo impedir infrações de trânsito em pontos de grande movimento na Cidade. Como resultado, 54 veículos foram autuados por estacionamento proibido e quatro bicicletas acabaram recolhidas ao Pátio por irregularidades de seus condutores.
Segundo o chefe da Divisão de Orientação e Fiscalização de Trânsito, Marcelo Chaves de Freitas, a ação é realizada durante todo o ano. “Realizamos sempre o trabalho de fiscalização e, principalmente, de orientação. Mas o serviço é intensificado nestas épocas devido ao grande fluxo de veículos que chegam à Cidade por causa do feriado. A intenção é evitar riscos de acidentes e transtornos em geral para os moradores”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Denúncias
De acordo com a Secretaria de Trânsito, o apoio da população denunciando ocorrências é essencial para a segurança de condutores e pedestres e para a eficiência no direcionamento de patrulhamento de trânsito na Cidade. Para realizar a denúncia, o morador deve ligar na linha gratuita da Setransp (0800-7720194), da Subseg (199) ou mesmo para a Polícia Militar no 190.
Continua depois da publicidade